Bovinos Leite

Tecnologia Social Balde Cheio traz resultados para produtores de leite de MG

Investimento de R$ 737 mil permitiu a implantação de quatro Unidades Demonstrativas, a capacitação dos produtores e o aumento na produção de leite


Publicado em: 07/04/2015 às 12:10hs

Tecnologia Social Balde Cheio traz resultados para produtores de leite de MG

Produtores rurais do munícipio de São Francisco (MG) vão visitar a Fazenda Paraíso, do agricultor Hmenon Gusmão, nesta quarta-feira (8), a partir das 10 horas, para um Dia de Campo do Projeto Balde Cheio. O encontro tem como objetivo fazer o encerramento da primeira fase do projeto e mostrar os bons resultados obtidos até o momento.

A Fazenda Paraíso é uma das quatro propriedades onde foram implantadas Unidades Demonstrativas (UD) da tecnologia social, que servem de referência para os outros produtores locais. Com o investimento social de R$ 737 mil da Fundação Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) as unidades atendem 84 produtores de leite dos municípios mineiros de São Francisco, Icaraí de Minas, Ubaí, Pintópolis e Chapada Gaúcha.

Na propriedade de 10 hectares, Gusmão cria 40 cabeças de gado leiteiro. Ele conta que antes do Balde Cheio "o leite que conseguia tirar era muito pouco". Hoje produz 200 litros por dia e em período de chuva esse número sobe para 320. "Com técnicas de manejo e irrigação pretendo chegar a 400 litros por dia", afirma.

Voluntário e responsável pelo projeto na região, Acácio Vieira Costa explica que a tecnologia social levou à profissionalização dos produtores, à diminuição nos custos nas propriedades e ao aumento de 30 por cento na produção do leite, que é vendida para um laticínio da região. “Fomos felizes com esse projeto. Nossa meta agora é conseguir novos parceiros para dar continuidade e, com isso, treinar outros técnicos para atender novas propriedades”, disse.

Balde Cheio

O Balde Cheio consiste em uma metodologia de manejo do solo e do gado que permite o crescimento da produção leiteira com diminuição da área de pastagem e a redução do desmatamento. O principal objetivo da Tecnologia Social é ampliar a produção de leite, por meio do aprimoramento técnico das propriedades, e o aumento da renda familiar dos produtores de leite, com a preservação do meio ambiente.

Fonte: Fundação BB - Imprensa

◄ Leia outras notícias
/* */ --