Publicado em: 01/09/2025 às 10:20hs
Uma Tarde de Campo realizada na quarta-feira (27/08) em Encantado trouxe aos participantes informações sobre bovinocultura de leite, pastagens de inverno, manejo de solos e temas relacionados à produção rural. O evento aconteceu na propriedade do casal Maicon Fraporti e Suélen Toldo, na localidade de Linha Barra do Coqueiro, e contou com a participação de cerca de 50 produtores, acompanhados por lideranças e representantes de entidades parceiras.
Durante a visita, os participantes percorreram a propriedade, trocando experiências e conhecendo tecnologias disponíveis, programas estaduais e boas práticas de manejo.
Segundo o supervisor da Emater/RS-Ascar, Cezar Burille, o objetivo foi debater assuntos relevantes para o desenvolvimento das propriedades, incluindo a conservação do solo, alternativas de cultivo de inverno como triticale e trigo de dupla finalidade, nutrição dos bovinos e defesa sanitária.
Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) detalharam o Programa de Sementes e Mudas Forrageiras, que permite aos produtores adquirir sementes com bônus de adimplência de 50% via Feaper.
O anfitrião Maicon Fraporti, com quase 20 anos de experiência na bovinocultura de leite, ressaltou a importância da eficiência e do uso máximo de cada área cultivável. Cada uma das 29 vacas em lactação da propriedade produz em média 24 litros de leite por dia, resultado de melhoramento genético, alimentação balanceada e cuidados com higiene.
Recentemente, Fraporti implantou uma área experimental de 4,5 hectares de triticale, em parceria com a Embrapa Trigo, destacando o cereal como alternativa produtiva e resistente, especialmente para silagem de inverno.
O casal também relembrou mudanças recentes na propriedade, como o encerramento da Agroindústria Ouro Branco há três anos. Suélen explicou que, apesar do empreendimento ter sido um sucesso, decisões pessoais, incluindo a chegada do filho Arthur, de dois anos, e questões burocráticas e sanitárias, levaram à pausa nas atividades industriais.
Durante o evento, foram abordados temas como prevenção de doenças bovinas — tuberculose, brucelose e raiva —, alimentação equilibrada, vantagens do triticale e manejo do solo, incluindo correções de acidez e plantio direto. O extensionista Eduardo Mariotti Gonçalves destacou que a Tarde de Campo possibilita uma discussão ampla sobre diversos assuntos de interesse para produtores.
A iniciativa foi organizada pela Emater/RS-Ascar, com apoio da SDR e da Embrapa Trigo, contando com lideranças como Douglas Velho (SDR) e Alano Tonin (Emater/RS-Ascar). Também participaram entidades parceiras como a Associação de Produtores de Sementes e Mudas do RS (Apassul), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Cooperativa Sicredi, Secretaria Municipal de Agricultura e Duagro.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias