Publicado em: 13/01/2012 às 10:50hs
Os resultados dependem ainda da associação do melhoramento genético com boas práticas de manejo e sanidade. A ação é desenvolvida através do Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino, da Secretaria da Agricultura (Seagri).
Os primeiros rebanhos inseminados serão os de assentamentos de comunidades de agricultores familiares. A estimativa é de que, até abril, quatro mil matrizes passem pelo procedimento. O sêmen de touros, das raças Gir e Guzerá da EBDA, é coletado e armazenado na estação experimental de Utinga.
“Desde 2008 iniciamos este projeto que demanda uma infraestrutura muito grande. Em três anos, quando as bezerras nascidas agora entrarem em reprodução, começaremos a ver o impacto desta ação com o aumento da produção de leite e melhoria dos rebanhos dos pequenos agricultores”, destacou o membro da coordenação estadual do programa e técnico da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Ademar Reis Filho.
De acordo com o médico veterinário e especialista em reprodução animal, Ivan Carlos Viana, a inseminação artificial apresenta resultados muito mais satisfatórios do que se os reprodutores fossem doados para as propriedades. Ele destaca que da quantidade de sêmen liberado em uma monta natural pode-se obter até 400 doses de sêmen, e a partir daí, ocasionar até 200 prenhez.
“Através da monta natural, o touro poderia cobrir até 50 vacas em um ano e gerar em média 30 bezerros. Se essa mesma quantidade de sêmen, liberado nessas montas, for utilizada para inseminação artificial, pode-se obter até 100 vezes mais bezerros do que no processo natural”, explica o especialista.
O técnico esclarece, ainda, que o procedimento oferece vantagens, como a seleção e reposição de matrizes, visando à melhoria do rebanho em menor tempo, o controle de doenças da reprodução, dados precisos de fecundação e de parto. Outra vantagem que vem atrelada ao processo é a orientação técnica prestada pelo pessoal da EBDA. Cada inseminação demanda cerca de seis visitas às propriedades, quando os agricultores recebem orientação sobre sanidade, pastagem, nutrição e manejo dos rebanhos.
Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária
◄ Leia outras notícias