Publicado em: 27/05/2014 às 12:50hs
No Brasil, os maiores rebanhos estão situados nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.
Na última semana, os melhores exemplares catarinenses da raça foram apresentados, durante a Mercoláctea 2014, no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó. Além de exposição, o potencial da deste gado foi mostrado durante o julgamento dos animais em lactação da raça Jersey. Participaram da competição 121 animais.
O julgamento iniciou com a avaliação dos animais nas categorias sênior e junior. Destas, foram selecionadas a campeã vaca jovem, a reservada campeã vaca jovem e a terceira melhor vaca jovem. Na segunda etapa são analisados os animais nas categorias: quatro anos, cinco anos, adulta e longeva. Após as classificações, retornam para a pista as vacas selecionadas anteriormente com os títulos de campeã vaca jovem e reservada campeã vaca jovem para disputar o “Grande campeonato da raça Jersey”. Por fim, são anunciadas a grande campeã, a grande campeã reservada e a terceira melhor fêmea da exposição.
AVALIAÇÃO
Realizada de forma criteriosa, a avaliação foi feita por um dos maiores especialistas do segmento – o criador canadense de gado holandês e Jersey, proprietário da fazenda Look-out, no Canadá, Callum McKinven. Reconhecido por julgar animais em 29 países, o jurado de pista também já recebeu diversas premiações. O jurado de admissão foi José Roso.
Responsável pela diretoria de eventos da Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos (ACCB), Rosalvo Bertoli, ressaltou o elevado nível da competição. “Reunimos na feira os principais criadores do Estado. Os animais aqui produzidos só não participam de competições nacionais em função das barreiras sanitárias. No entanto, temos vários exemplares de SC que foram comercializados para outras regiões do país e são destaques em competições nacionais, realizadas em Porto Alegre e São Paulo”.
CAMPEÃ VACA JOVEM
A “campeã vaca jovem” da Mercoláctea 2014 é a SRC Minni onTime (Box 82) do criador Nelson Eduardo Ziehlsdorff. O animal também conquistou o primeiro lugar dois anos sênior, melhor úbere, além de vencer o torneio leiteiro. Sua média de produção é de 26 kg de leite por dia.
Localizada em Indaial/SC, SRC Farms possui um rebanho oriundo de embriões importados do Canadá, das mais importantes famílias da raça Jersey e também Holandês. Pioneira em SC a obter a certificação livre de tuberculose e brucelose, a propriedade possui controle leiteiro oficial, classificação para todo o tipo de rebanho, controle sanitário total, programa de coleta de embriões no Brasil, EUA e Canadá, entre outros procedimentos que visam a qualidade genética. Na Mercoláctea, representaram a SRC Farms 15 animais da raça Jersey e dois da raça Holandesa.
A campeã reservada foi a Tilipa 170 Request do Pinho (Box 80), do criador Mário Jantsch, de Iporã do Oeste. A vaca faz parte de um plantel de apenas 20 unidades, mas compete com animais criados em grandes propriedades. Criador há 35 anos, Jantsch realça que a principal preocupação é manter uma genética de qualidade.
A 3ª melhor fêmea jovem da exposição é Janaina on Time Avistoso (Box 95), de Nelson Eduardo Ziehlsdorff.
GRANDE CAMPEÃ
A grande campeã da raça Jersey foi a SRC Minni onTime do criador (Box 82), de Nelson Eduardo Ziehlsdorff. A grande campeã reservada é a IGMA 077 Sinergy do produtor Mário Jantsch, e a 3ª melhor fêmea da exposição é a Tilipa 170 Request do Pinho, também de Jantsch.
TORNEIO LEITEIRO
No torneio leiteiro foi campeã jovem a SRC Minni onTime (Box 82), do criador Nelson Eduardo Ziehlsdorff, com 32.320 kg. A campeã reservada jovem foi a Tilipa 170 Request do Pinho (Box 80), do criador Mário Jantsch, com 31,690 Kg. Na categoria acima de 36 meses, a campeã foi a VS 200 Claudete Valentin da Diamantina (Box 112), do expositor Eron Baldissera, que produziu 52,825 Kg de leite. A campeã reservada foi Lais 143 Jade S.A.B (Box 115), do expositor Nelson Eduardo Ziehlsdorff, com uma produção de 49.385 Kg.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias