Publicado em: 19/06/2015 às 08:30hs
Porém, o AltaIota destacou-se pelo Tipo completo, associado à produção sólida, excelente fertilidade e habilidade de parto. Sua popularidade mundial resultou em mais de 1 milhão de doses de sêmen vendidas em março de 2015, tornando-se parte da elite do “Clube dos Milionários”.
Nascido em junho de 2005, na Fazenda Regancrest - próximo a Waukon, em Iowa, nos Estados Unidos, Regancrest AltaIota é um touro com vigor que agrega amplitude torácica e garupas largas. Ele demonstra um padrão consistente de tipo com tremendos úberes, grande produção e excelentes características de fertilidade. Seu sêmen é comercializado também no Brasil.
Em agosto de 2010, AltaIota fez sua primeira aparição entre os TOP 100 - um dos melhores entre os 100 avaliados - com TPI (Indicador de Desempenho Total) de 2135, classificado em 4º lugar. Levando em consideração que foi provado antes da “era genômica”, inicialmente foi oferecido um número limitado de doses de sêmen para provas e suas primeiras vendas significativas não ocorreram até obter sua prova com filhas.
Em dezembro de 2014, quando as vendas já se aproximavam ao milhão de doses, o touro teve uma prova de TPI 2271 baseada em 18.519 filhas, conquistando o 21º lugar da lista TPI. “AltaIota ainda é muito popular, desde sua primeira prova e como um bom reprodutor, sempre houve uma lista de espera pelo seu sêmen durante toda a sua trajetória como touro provado. Em março de 2015, bateu o recorde do milhão de doses”, explica David Chalack, gerente de vendas internacional da Alta Genetics no Canadá.
A história do touro milionário tem origem antes de seu nascimento. O pedigree tem contribuído para sua popularidade, sendo bisneto da vaca Dellia, Emory e filho de O-Man - excelente reprodutor que levou a genética da Raça Holandesa aos novos rumos.
Regancrest Ito Isa – mãe de AltaIota - produziu mais de 13.600 kg em sua primeira lactação e qualificou-se como GMD (Mãe Medalha de Ouro). “Tivemos seis ou oito filhas do touro Juror Ito – avô maternal do AltaIota. Todas com bons úberes, belas patas e pés. Algumas eram medianas, porém, a melhor foi a mãe de lota”, conta Frank Regan, gerente da Fazenda Regancrest.
A mãe de AltaIota destacava-se pela sua estatura. Com belo úbere, obteve a classificação MB 86 (muito bom) aos dois anos de idade. Frank Regan acrescenta que Emory – bisavó de AltaIota, também gerou bons animais”.
Atualmente o “milionário” possui mais de 18 mil filhas avaliadas. “São de garupa ligeiramente inclinadas, já pariram pela segunda vez e tornaram-se vacas com costelas muito arqueadas e com bons úberes. São animais que se mantêm com facilidade”, comenta Frank Regan.
Entre as melhores filhas de AltaIOTA, Regancrest Iota Cadi, classificou-se como EX 90 (excelente) em sistema mamário na segunda lactação, que descende de Cinderella - filha de Champion na Barbie. Esta vaca possui grande capacidade nas costelas, úbere posterior alto e largo, e atualmente produz 75 kg por dia, segundo Regan.
AltaIota é o segundo touro da família Dellia que, seguindo os passos da vaca Die-Hard, superou o milhão de doses produzidas. Pai de touros jovens, o decorrer dos anos não afetou sua popularidade mundial. Este novo milionário permanece com uma lista de espera pelo seu sêmen, cuja disponibilidade aumenta diariamente.
Fonte: LN Comunicação
◄ Leia outras notícias