Bovinos Leite

Programa de fertilidade para leite da Alta registra aumento de 48% nos dados recebidos

Dados do Concept Plus Leite foram divulgados em workshop online


Publicado em: 22/10/2020 às 08:40hs

Programa de fertilidade para leite da Alta registra aumento de 48% nos dados recebidos

A Alta Genetics, líder em melhoramento genético de bovinos, realizou mais uma edição do tradicional Workshop Concept Plus Leite. O evento online aconteceu entre os dias 7 e 9 de outubro e contou com a presença dos participantes do Programa.

Neste ano, o Programa Concept Plus Leite registrou um aumento de 48% nos dados recebidos para avaliação, em relação à 2019. “Isso mostra o interesse do produtor em aperfeiçoar a eficiência produtiva de seus rebanhos”, conta Tiago Ferreira, gerente técnico de leite da Alta Genetics.

Segundo o gerente, com o alto volume de dados recebidos também foi possível criar parâmetros de taxa de prenhez. “Ao analisar os dados recebidos, podemos parametrizar que acima de 27% de taxa de prenhez, o rebanho está dentro dos 5% melhores. Já se a taxa está próxima de 17%, ele se encontra dentro da média e, próximo de 10% é sinal de que precisa melhorar”, explica.

No total, foram recebidos dados de mais de mil fazendas em 12 estados diferentes, com maior concentração em Minas Gerais. Destas, 381 das analisadas puderam contribuir com a parametrização. “Observamos que do ano passado para cá, 50% das fazendas evoluíram do ponto de vista de taxa de serviço, que significa inseminar mais vacas aptas. Os desafios partem agora para evoluir na concepção e estes dados que a Alta compilou e disponibiliza, podem ajudar o produtor a se posicionar e a buscar formas de melhorar”, completa Ferreira.

Concept Plus Leite

O brasileiro tem dificuldade em estabelecer processos de coleta de dados de qualidade nas fazendas, com isso existem poucos números que realmente representam dados nacionais, os quais podem ser utilizados como referência para tomada de decisão nas fazendas quando o assunto é gestão do rebanho.

O Concept Plus Leite vem exatamente com foco em estabelecer referências sérias, coerentes com a realidade brasileira, o qual tem como ambição discutir estratégias reprodutivas, mostrar números, indicadores e envolver pessoas de sucesso no segmento da reprodução. Por causa desse cenário, o programa é voltado para uma análise de dados que possa ser fonte de consulta e decisões dentro dessas propriedades.

Fonte: Alta Genetics

◄ Leia outras notícias