Publicado em: 10/10/2013 às 07:00hs
O evento faz parte das atividades de formação do Programa Leite Gaúcho, da Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo (SDR), e foi organizado pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Pela manhã, os assuntos abordados foram a aplicação do novo código florestal nas pequenas propriedades e o licenciamento ambiental para a bovinocultura de leite, apresentados pelo responsável do Departamento Ambiental da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Éder Pittol. O técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Francisco Frizzo, explanou sobre a atual situação e as perspectivas para a bovinocultura de leite.
À tarde, o médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Neuro Luiz Tonin, falou sobre a criação de terneira e novilha. O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Carbonari, encerrou a capacitação abordando o tema adubação de pastagens. Segundo ele, os assuntos foram oportunos, pois em todas as palestras houve diversas intervenções dos agricultores. “Estas atividades coletivas favorecem, além da agregação de conhecimento, uma troca de experiências entre os agricultores, o que é muito importante para o desenvolvimento da atividade”, comentou Carbonari.
O objetivo do Programa Leite Gaúcho é fomentar, através de ações como esta capacitação, linhas de financiamento para o incentivo da produção e melhorias da qualidade do leite produzido.
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias