Bovinos Leite

Primeira vaca holandesa nacional EX 95 é filha de touro da CRI Genética

Classificação anunciada em setembro demonstra a importância da Central na evolução do melhoramento genético brasileiro


Publicado em: 27/09/2013 às 10:00hs

Primeira vaca holandesa nacional EX 95 é filha de touro da CRI Genética

A primeira vaca holandesa brasileira a receber classificação Excelente 95 (EX 95) é uma filha de Wil-Tel Alvin, touro americano contratado e provado em rebanhos da CRI Genética. A avaliação de Chácara Cristina Gelada Alvin, feita no dia 11 de setembro, aconteceu na Fazenda Cipó, em Castro (PR). A vaca foi criada por Egon Kruger e os atuais proprietários são Luiz Godói, Regine Noordegraaf e seus filhos.

De acordo com Francisco Aragão, gerente comercial e supervisor de vendas da CRI Genética, Alvin era um touro de “bastante produção leiteira, que aliava altas caraterísticas de tipo”. Durante cerca de quatro anos, foram comercializadas doses de sêmen do reprodutor, que sempre pertenceu à central.

Antes desta classificação para tipo, concedida à Gelada, apenas fêmeas estrangeiras eram portadores do EX 95. De acordo com o Superintendente Substituto do Serviço de Registro Genealógico (SRG) da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), Doutor Pedro Guimarães Ribas Neto, a Análise da Conformação ou Classificação para Tipo são programas de avaliação linear das características biológicas do tipo, ou seja, do fenótipo corpo do animal.

Para chegar à pontuação final, são avaliados atributos isolados, pela observação de um extremo a outro. Estatura, largura de úbere e comprimento de tetos entram nessa medição. Características de potencial econômico e importância funcional, como a profundidade de úbere, também são determinadas com as mensurações, indicando indivíduos mais produtivos, longevos e saudáveis. Os padrões a serem utilizados são aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que, posteriormente, recebe os dados da análise e encaminham para realização do Teste de Progênie.

“As classificações tornam os rebanhos holandeses mais competitivos, pois, identificando os pontos fortes e fracos, os criadores podem direcionar a aquisição de sêmen e obter melhores progênies. Consequentemente, a raça também melhora sua longevidade e se fortalece enquanto concorrente de outras raças leiteiras”, resume o Superintendente. Mais que indicar uma nota, o procedimento agrega valor comercial, auxilia nos acasalamentos, corrigindo os pontos negativos, e fornece informações determinantes para o descarte de animais.

A criação

O criador da primeira EX 95 brasileira, Egon Kruger, que tem sua fazenda em Palmeira (PR), conta que Gelada sempre se destacou no rebanho. A genética materna vem de outra criação de Egon, a Chácara Kruber Eflorada Jardon MB 88, que foi inseminada com sêmen do touro Alvin, uma indicação da equipe da CRI. O nome escolhido foi devido à Gelada ter nascido “em um dia de muito frio aqui na fazenda”, comenta o criador, como curiosidade.

“Fico feliz pelo proprietário de Gelada e também em ver uma vaca de 11 anos saudável. Luiz Godói divide comigo os bons resultados dela, faz com que eu participe dos acontecimentos. Ela é um animal fora de sério. No ano passado, teve classificação EX 93 e, em 2009, já havia sido EX 90”, acrescenta Egon Kruger.

Casa atual

Chácara Cristina Gelada Alvin EX 95 foi adquirida pelos atuais proprietários assim que eles iniciaram a pecuária leiteira na Fazenda Cipó, de Dona Regine Hana Noordegraaf e seus filhos. Luiz Godói, seu genro, é quem está à frente da atividade.

De acordo com Doutor Pedro Ribas,da APCBRH, hoje, na Cipó, são mantidas 176 vacas em lactação, sendo que todos os animais são registrados na Associação e estão em Controle Leiteiro Oficial. “As vacas da Fazenda Cipó são 100% classificadas para análise da Conformação e os dados de produção da propriedade estão entre os melhores da bacia leiteira da região”, explica.

Segundo Luiz Godói, Gelada já ganhou muitas competições. “Foi Campeã Vaca Adulta na ExpoCarambeí em 2010, Grande Campeã na ExpoCarambeí 2012, 3ª Melhor Vaca Agroleite 2012, e, neste ano, foi intitulada Campeã Vaca Vitalícia do Agroleite”, descreve. A EX 95 teve oito partos e tem quatro filhas registradas, nascidas por Transferência de Embrião (TE). Ao decorrer de suas lactações, somou mais de 80 mil quilos de leite produzidos.

Fonte: Berrante Comunicação

◄ Leia outras notícias