Bovinos Leite

Parceria do Instituto Luiz Girão com SEBRAE leva consultoria a produtores de leite de Pernambuco

Iniciativa conjunta oferece financiamento para serviços essenciais para o desenvolvimento das fazendas


Publicado em: 22/11/2021 às 16:20hs

Parceria do Instituto Luiz Girão com SEBRAE leva consultoria a produtores de leite de Pernambuco

Fortaleza, novembro de 2021 - O Instituto Luiz Girão deu mais um passo no objetivo de levar desenvolvimento aos pequenos produtores de leite em todos os estados nordestinos, desta vez em parceria fechada com SEBRAE para oferecer consultoria técnica na Região do Agreste de Pernambuco. 

Em vigência desde julho deste ano, a iniciativa atende atualmente 17 pequenos produtores parceiros de Betânia Lácteos. Entre as ações promovidas nas fazendas, está o diagnóstico inicial de cada uma, oferecendo consultoria alinhada ao perfil de cada produtor para melhorar os padrões de qualidade do leite de acordo com os critérios do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

As consultorias abrangem boas práticas na produção e ordenha, com plano nutricional dos animais, manejo sanitário e avaliação reprodutiva, entre outros. Todas as frentes atendidas pelo projeto incluem capacitação teórica e prática, além de acompanhamento com exames e testes ao longo dos meses. 

Por meio do Programa SEBRAE Tec, que constitui a base financeira da iniciativa, esses serviços imprescindíveis chegam ao pequeno produtor pernambucano com 70% de financiamento da entidade. Dos 30% de custos restantes aos produtores, mais da metade (18,5%) são subsidiados pelo Instituto Luiz Girão, garantindo melhorias técnicas que promovem maior produtividade e renda. 

Após meses de consultoria, troca de experiências, aprendizado e dedicação dos produtores, implantando as inovações leiteiras, a expectativa é de desenvolvimento das fazendas para torná-las mais resilientes às flutuações de mercado, com mais equilíbrio entre os custos de produção de leite e a renda familiar. A longo prazo, o investimento e empenho dos participantes possibilita a continuidade do negócio com cada vez mais expertise e oportunidades. 

"O intensivo de boas práticas oferecido em parceria com SEBRAE faz toda a diferença no cotidiano das fazendas, pois é ensino duradouro que vem transformando a forma de produzir de cada produtor atendido. Desta forma, incentivamos o desenvolvimento e futuro desse ofício tão importante", explica David Girão, presidente do Instituto Luiz Girão. 

A rede de atuação do SEBRAE com os produtores do Estado foi fundamental para o sucesso do projeto. "É uma ação extremamente inovadora, ficamos muito felizes com a parceria e a visão da própria Betânia no desenvolvimento da cadeia do leite através do instituto Luiz Girão", pontua Adriana Corte Real, diretora técnica do SEBRAE. "Quando a gente faz esse investimento junto aos produtores, eles também ganham espaço pra abertura de novos mercados e resulta em uma entrega de melhor qualidade ao consumidor final". 

O projeto segue até abril de 2022 e beneficia fazendas em diferentes municípios do agreste, como Pedra, Buíque, Iati, Garanhuns, Águas Belas, Brejão e São João.