Publicado em: 23/05/2014 às 15:20hs
A diminuição da produção de leite no campo decorrente a seca e do início da entressafra fez com que o preço do leite pago ao produtor subisse 6,6% no mês de abril, atingindo a média nacional de R$ 1,08/ litro (preço bruto), segundo o CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. Simultaneamente a esse aumento, o milho, um dos principais produtos utilizados na alimentação de vacas leiteiras no período da seca, teve uma queda significativa de 8% no preço, se comparado à safra anterior.
Esse cenário de custos de produção estabilizados e leite em alta torna atraente para o produtor, investir em animais especializados na produção leiteira para aumentar a produção e consequentemente a rentabilidade da sua propriedade.
Cenyldes Vieira, diretor da Cooperativa Agropecuária Limitada de Uberlândia (Calu), acredita que “a tendência para os próximos meses no mercado leiteiro é de estabilidade com possibilidade de aumento no preço pago pelo litro de leite, devido à baixa produção causada pela seca”.
OPORTUNIDADE
Para aproveitar esse momento de grandes negócios, os criadores de gado leiteiro e empresários Luciano Gouveia e Sérgio Fonseca, das Fazendas Mamona e Baixada, estão promovendo o 3º Leilão Girolando MB no próximo domingo (25/05), às 12h na sede da fazenda em Ituiutaba (MG).
Fonte: Berrante Comunicação
◄ Leia outras notícias