Bovinos Leite

Novo Sumário de Touros Girolando lista melhores opções para melhoramento genético

Lançada durante a Megaleite, publicação soma 14 novas características para a avaliação de reprodutores da raça leiteira


Publicado em: 30/06/2022 às 08:40hs

Novo Sumário de Touros Girolando lista melhores opções para melhoramento genético

O lançamento do novo Sumário de Touros da raça Girolando foi um dos destaques da programação da Megaleite 2022, em Belo Horizonte (MG). Atualizada com 15 novas características incorporadas no Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), a nova edição ajuda o produtor de leite a escolher a melhor opção para promover o progresso genético do seu rebanho.

O sumário, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando) apresenta a lista dos touros com a melhor genética da raça e, mais uma vez, o destaque vai para a bateria da ABS, empresa líder do setor de progresso genético bovino. Nas listas de Top 10 para Girolando ¾, 5/8 e na categoria geral, a empresa não só responde por 40% dos animais, mas também ocupa a liderança nos três rankings.

"Mais uma vez, a ABS demonstra a sua supremacia no PTA Leite genômico. Este é o resultado dos acasalamentos que realizamos no passado; são touros que já têm filhos em coleta. Acreditamos muito no melhoramento genético e também na raça Girolando, que vem crescendo ano após ano. O que o sumário deixa claro é que as melhores opções para aumentar a produção de leite estão na ABS", comenta o Técnico Leite da empresa, Dênis Corrêa.

Este ano, o Sumário de Touros da Girolando traz novidades importantes que enriqueceram a forma como as avaliações genéticas são feitas. No total, a publicação soma 14 novas características e dois novos índices, contribuindo para a clareza dos resultados e facilitando a tomada de decisão do criador.

"Uma das características inéditas é a tolerância ao estresse térmico, que dará condições para o produtor escolher o melhor touro de acordo com a localização geográfica e as condições de temperatura e umidade da sua propriedade", elenca o zootecnista e pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcus Vinícius Barbosa da Silva.

Segundo o pesquisador, também chama a atenção o novo índice voltado para a facilidade de parto, que une o peso ao nascimento e o período de gestação a características auxiliares. Desta forma, é mais fácil para o criador escolher um reprodutor que gere bezerros um pouco menores, utilizando novilhas como matrizes.

Em relação às demais características adicionadas, Marcus Vinícius ressalta a persistência da lactação – uma categoria diretamente ligada ao volume de produção de leite.

A nova edição do sumário é resultado do trabalho embasado na pesquisa científica realizada pela Girolando e Embrapa. É o que conta o produtor rural e diretor técnico da Girolando, José Renato Chiari.

"Antigamente, a publicação abrangia quatro características além do PTA Leite. Hoje, são 19. Um dos objetivos que estamos trabalhando é ampliar o foco da avaliação para que ela seja menos focada apenas no PTA Leite. Nos preocupamos com uma raça equilibrada, com animais longevos e com a parte econômica muito acentuada. A escolha de reprodutores e matrizes nunca foi tão baseada em informações científicas", resume.

Sucesso nas pistas. A superioridade da genética ABS também se mostrou presente nas pistas da Megaleite. O Torneio Leiteiro realizado durante a feira evidenciou a qualidade das progênies de touros como Teatro da Silvânia e Gengis Khan, cujas filhas impressionaram pela capacidade de produção de leite.

Na categoria Fêmea Adulta, a vaca Dracena FIV Roland, filha do Teatro, se elegeu Grande Campeã, com produção diária média de 63,490 kg de leite. Já nas categorias Fêmea Jovem e Vaca Jovem, as estrelas foram as progênies do touro Gengis Khan. A Grande Campeã Fêmea Jovem foi Jaima FIV JMMA, que registrou a marca de 45,436 kg diários de leite, enquanto a Campeã Vaca Jovem Belinda FIV, registrou uma média de 50,216 kg de leite produzidos por dia.

Fonte: Na Mídia Assessoria

◄ Leia outras notícias