Bovinos Leite

Miniusina de leite e derivados será destaque na MERCOAGRO 2014

Projeto da EPAMIG tem por objetivo transferir e difundir tecnologia entre pequenos produtores de leite e tem capacidade de processar até 500 litros de leite por dia


Publicado em: 19/05/2014 às 07:20hs

Miniusina de leite e derivados será destaque na MERCOAGRO 2014

Uma miniusina para beneficiamento de leite e processamento de derivados lácteos, com capacidade de processar 500 litros de leite por dia. Batizada de “Via Láctea Miniusina”, a inovação será um dos destaques da MercoAgro – 10ª Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne e do Leite, que será realizada de 9 a 12 de setembro, em Chapecó/SC.

O projeto, que tem por objetivo transferir e difundir tecnologia entre pequenos produtores, empresas e profissionais, foi desenvolvida pelos pesquisadores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes da EPAMIG – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Além de feiras, como a MercoAgro, ele é apresentado em simpósios, seminários, congressos e demais eventos de divulgação técnico-científica. Uma característica peculiar do projeto é oferecer aos usuários a oportunidade de conhecer e acessar um modelo de Miniusina em funcionamento, o que permite a demonstração dos processos de produção de leite e derivados, e a apresentação das inovações tecnológicas de produtos, serviços, instalações, máquinas e equipamentos relacionados ao setor lácteo.

A “Via Láctea Miniusina” é montada com fórmica e vidro, permitindo o acompanhamento de todo o processo pelo visitante. Assim, durante a exposição, o beneficiamento de leite é demonstrado desde a sua recepção, incluindo os processos de pasteurização, fabricação de queijo frescal, mussarela, iogurte, bebida láctea até a realização de análises laboratoriais para o controle da qualidade dos produtos.

O acompanhamento dos processos dá uma ideia do funcionamento de uma indústria e de seus equipamentos. O oferecimento de cursos práticos e a possibilidade de fabricação de produtos lácteos em pequena escala dentro dos padrões de qualidade é outro aspecto importante repassado ao público alvo.

Ao término da produção, os operadores da “Via Láctea Miniusina” prestam informações aos visitantes sobre como produzir, fornecedores de equipamentos, higienização, qualidade e outras dúvidas relativas ao processo.

Além da demonstração da miniusina, o visitante da MercoAgro terá a oportunidade de conhecer os lançamentos e inovações dos principais fabricantes de máquinas, equipamentos e insumos usados no processamento, transporte, refrigeração e embalagem de leite e de carne.

A feira é organizada pela BTS Informa, maior promotora de feiras de negócios no setor de alimentos da América Latina, e promovida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O evento reunirá produtos, serviços e soluções de cerca de 650 marcas expositoras diretas e indiretas.

Na edição deste ano, a exposição cobrirá também etapas que antecedem a industrialização como transporte, exigências sanitárias, câmaras de refrigeração e envolvendo ainda veículos utilizados na logística. Outra novidade do evento deste ano será a inclusão de setores envolvidos na manutenção dos equipamentos utilizados pelos processadores de carne e de leite, o que abre espaço para prestadores de serviços que atuam nesses nichos do mercado.

Além disso, haverá também o Inova MercoAgro Carne e Leite, que é uma exposição com as perspectivas de futuro para o processamento da proteína animal, apresentada pelas universidades da região.

A edição deste ano da MercoAgro contará ainda com o Projeto Comprador. Trata-se de uma ação especial em que os expositores indicam para os organizadores do evento seus principais clientes, que serão convidados VIP da feira. A realização da MercoAgro Carne & Leite pela BTS Informa conta com o patrocínio do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, da Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicional, Ventilação e Aquecimento, da ABIAF – Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada, da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal e do SENAI de Chapecó.

A comercialização de áreas segue em ritmo acelerado e as empresas interessadas devem se antecipar para garantir sua presença pelo e-mail comercial.mercoagro@informa.com ou pelo telefone (11) 3598-7824

Fonte: Assessoria de Imprensa da MercoAgro 2014

◄ Leia outras notícias