Bovinos Leite

Megaleite 2024 acolhe comitivas internacionais e destaca a Raça Girolando

Evento em Belo Horizonte reúne profissionais do agronegócio de diversos países, impulsionando a troca de conhecimentos e experiências


Publicado em: 17/06/2024 às 12:00hs

Megaleite 2024 acolhe comitivas internacionais e destaca a Raça Girolando

O Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG, tem sido o palco da Megaleite 2024, atraindo ao longo de seus cinco dias de evento comitivas internacionais da América Latina, Ásia e África. O encontro reúne produtores rurais e profissionais do agronegócio de países como Índia, Colômbia, México, Equador, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Bolívia e Venezuela.

Madan Yadav, pecuarista indiano criador de oito raças diferentes, ficou impressionado com a qualidade dos animais Girolando exibidos na Megaleite. “É a primeira vez que visito o evento e o padrão racial das vacas e sua produção de leite são admiráveis. A genética desses animais tem muito a contribuir com a Índia, que é um dos maiores consumidores de leite do mundo”, afirmou Yadav.

Ele destacou que, apesar de já haver animais Girolando na Índia, eles não são identificados com esse nome. “Enquanto no Brasil os animais nascidos do cruzamento de Gir Leiteiro com Holandês são denominados Girolando CCG 1/2, na Índia os chamamos apenas de cruzados. Agora, faremos uma parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando para adotar o nome Girolando em nosso país, o que ajudará a impulsionar a raça por lá”, explicou Yadav.

No Panamá, a raça Girolando tem se destacado nas propriedades rurais, especialmente por sua produtividade em climas quentes. “A única raça que suporta nossas condições climáticas é o Girolando, especialmente os animais CCG 1/2, que são muito rústicos e produtivos”, destacou o criador panamenho Valenti Barrios.

Os produtores panamenhos têm expectativas de que o governo local desenvolva projetos para facilitar o acesso aos embriões de Girolando. “O avanço genético alcançado com a transferência de embriões é muito maior do que com a inseminação artificial. No entanto, o custo dos embriões ainda é alto para muitos produtores no Panamá. Se o governo implementar um programa para democratizar esse acesso, conseguiremos melhorar a produção de leite no país como um todo”, afirmou Aquiles Betancourt, criador e membro da Associação de Pecuaristas do Panamá.

A Megaleite 2024, realizada de 11 a 15 de junho e promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, conta com uma programação diversificada. O evento inclui mostras de várias raças leiteiras, palestras, minicursos, lançamentos, julgamentos de animais, torneio leiteiro, espaço kids, área gourmet e outras atrações, proporcionando um ambiente rico para a troca de conhecimentos e experiências no setor agropecuário.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias