Bovinos Leite

Manutenção da qualidade das ordenhadeiras

Para o produtor de leite, a manutenção da qualidade e da higiene das ordenhadeiras é vital, tanto para evitar a queda da qualidade do leite, quando para assegurar o volume de produção, mantendo os lucros elevados e evitando possíveis prejuízos


Publicado em: 12/03/2012 às 14:40hs

Manutenção da qualidade das ordenhadeiras

Desta forma, devemos garantir o perfeito funcionamento das ordenhadeiras pois, do contrário, muitos problemas poderão surgir, como a mamite. Quando as vacas apresentam esse problema, o produtor pode esperar, certamente, aumento nos seus custos e a redução da produção. Haverá gastos com o tratamento (veterinários, medicamentos, etc.), possível morte de animais e o fatal comprometimento do leite produzido, que não pode ser comercializado. Além disso, como já mencionamos, há uma diminuição na produção total, causando mais prejuízos.

Para que o criador tenha certeza de estar cumprindo seu papel adequadamente e se prevenindo contra todos esses problemas, deverá seguir certos procedimentos regulares de manutenção das ordenhadeiras e higiene do local, evitando ou reduzindo drasticamente a incidência de mamite ou outros problemas que afetem a produção, os animais ou a lucratividade do empreendimento.

As principais medidas de manutenção regular que devem ser adotadas são:

- controlar o vácuo produzido pelas bombas, atentando para possíveis flutuações. todas as borrachas das teteiras devem ser vistoriadas constantemente e substituídas se necessário.

- as borrachas devem ser constantemente limpas e desinfetadas.

- acompanhamento constante das bombas e válvulas do sistema, garantindo o vácuo contínuo, sem flutuações.

- monitorar e examinar o tecido mamário das vacas, antes e após cada ordenha, para verificar possíveis irritações ou anomalias.

- devemos, também, ressaltar a grande importância de se adquirir ordenhadeiras de boa qualidade, de empresas idôneas, que disponham de uma assistência técnica eficiente, rápida e que não haja problema de reposição de peças.

Todas as rotinas realizadas antes, durante e depois da ordenha contribuem para que se garanta a qualidade e a produtividade. As pessoas que lidem, principalmente com as teteiras, devem tomar todo o cuidado necessário para não contaminarem diretamente as tetas ou indiretamente, através das borrachas que ficam em contato direto com a vaca, durante a ordenha. Mãos limpas, uma sala de ordenha higienizada e cuidado no manuseio dos equipamentos são vitais para que haja uma higiene adequada.

Fonte: RuralNews

◄ Leia outras notícias