Bovinos Leite

Manejo de Bezerras de Raças Leiteiras é foco de cursos do SENAR/SC no sul

Manejo de Bezerras de Raças Leiteiras foi o foco dos cursos realizados na última semana na comunidade Rio Jordão, em Siderópolis, e na comunidade Nova Roma, em Morro Grande, no sul de Santa Catarina. A promoção foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC).


Publicado em: 08/09/2021 às 10:00hs

Manejo de Bezerras de Raças Leiteiras é foco de cursos do SENAR/SC no sul

Em Siderópolis, o curso contou com a parceria do Sindicato Rural de Nova Veneza. Em Morro Grande, foram parceiros o Sindicato Rural de Meleiro, além das Prefeituras de Meleiro e Morro Grande, bem como a Cooperativa dos Produtores de Leite Agroindústria Familiar Rural (Coopercolmeia). 

As capacitações, destinadas aos produtores que fazem parte dos grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, foram ministradas pelo prestador de serviços e médico veterinário Henrique da Fonseca. “Os cursos foram essenciais para auxiliar os produtores na criação de animais com potencial produtivo mais elevado”, enfatiza a supervisora do SENAR/SC na região Sul, Sueli Silveira Rosa, que acompanhou as atividades. 

Segundo Sueli, a ação atenderá, ao todo, oito municípios da região sul. Além de Siderópolis e Morro Grande, o curso também ocorreu em Araranguá e Santa Rosa do Sul.  A programação segue nos municípios de Rio Fortuna, Anitápolis e Orleans.

ATEG

A ATeG oferece assistência técnica e gerencial que permite acompanhar as atividades dos produtores para auxiliá-los na tomada de decisões, no planejamento das propriedades e nas ações práticas da produção. Para isso, os produtores contam com o acompanhamento mensal de um técnico em sua propriedade, além de todo o suporte da equipe de supervisores regionais e supervisores técnicos da ATeG. 

A coordenadora do programa em SC, Paula Coimbra Nunes, destaca a força que o programa exerce para auxiliar no aumento da produtividade e na promoção de inovações nas propriedades. Segundo ela, hoje a ATeG atende 4.300 produtores divididos em 160 grupos em todas as regiões do Estado. “Os resultados são cada dia melhores”. 

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, e o presidente do sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, estão satisfeitos com as ações desenvolvidas pela ATeG no Estado. Segundo eles, as propriedades rurais estão adotando práticas e tecnologias que estão contribuindo cada vez mais para promover a inovação no campo.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias