Bovinos Leite

Inseminação artificial incentiva agricultores familiares baianos

Sete novas comunidades baianas que trabalham com produção de leite passarão a fazer parte do Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), desenvolvido pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). As localidades são: Tanque Novo, Lagoa Danta, Favelândia, Cara Suja, Chapada Grande e Juazeiro


Publicado em: 26/03/2012 às 09:25hs

Inseminação artificial incentiva agricultores familiares baianos

Essas ações estão sendo realizadas desde 2011, em outras regiões, e mesmo para agricultores familiares com tradição na produção de leite para consumo. Segundo os veterinários da EBDA, Saulo Fernando Oliveira Santos e Osvaldo Vinícius Neves, a técnica de IATF vem sendo utilizada na agricultura familiar com muito sucesso, por isso disponibilizar também às comunidades da região.
 
Inicialmente, estão sendo feitas as avaliações de 256 animais para diagnosticar as condições reprodutivas. Já foram vistoriados os rebanhos de Tanque Novo e de Lagoa Danta. Esta semana, as visitas técnicas chegam a Favelândia, Cara Suja, Chapada Grande e Juazeiro.

Para o veterinário Saulo Oliveira, o programa contribui para a melhoria da qualidade genética dos animais do Território Velho Chico, e entre outras vantagens, vem contribuindo com a melhoria dos índices reprodutivos das vacas inseminadas, pois o intervalo entre partos é reduzido, com o uso dessa técnica.

Fonte: Jornal Nova Fronteira

◄ Leia outras notícias