Bovinos Leite

Girolando é a melhor raça de gado leiteiro para as condições climáticas do Brasil

Espécie é responsável por 80% da produção de leite do país


Publicado em: 20/07/2015 às 12:30hs

Girolando é a melhor raça de gado leiteiro para as condições climáticas do Brasil

Capacidade produtiva, rusticidade, menores infestações de endoparasitas e de doenças que geralmente acometem as raças de clima temperado, são alguns dos motivos que fazem espécie Gir Leiteiro ser a escolha mais acertada para quem produz leite no país. Surgido entre as décadas de 1940 e 1950, a partir do cruzamento entre o gado Zebuíno Gir e o gado Holandês no Vale do Paraíba (São Paulo), oGirolando é responsável por 80% da produção leiteira do Brasil.

Genuinamente brasileira, esta mistura une rudeza e produtividade, resultando em animais perfeitamente adaptados ao clima tropical. Uma das principais características do gado Girolando é sua grande capacidade de se moldar a diferentes tipos de manejo e clima. Por isso, oBoletim do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae apresenta as características e vantagens da criação desta raça no Brasil.

Os índices de problema de parto e retenção de placenta são baixos neste tipo de raça. A fêmea ainda possui alta habilidade materna, sendo utilizada como grande receptora de embrião no Brasil.

Outras vantagens de ter o Girolando como gado leiteiro:

A produção média por lactação é de 3.600 Kg;
Duas ordenhas por dia;
Lactação média de 280 dias e 4% de gordura;
O pico de produção é previsto entre os 30 e 100 dias;
Por causa da ausência de estresse térmico, a raça apresenta alto nível de eficiência reprodutiva, com maior número de partos por vaca, com um período médio de gestação estimado em 285 dias.

A novilha Girolando ½ sangue Candeia Wildman bateu o recorde mundial de produção, com mais de 21 toneladas de leite produzidos em sua primeira cria. A primeira lactação durou 354 dias, com produção de 21.501,18 kg/leite, média de 60,73KG de leite/dia.

Fonte: Dialetto

◄ Leia outras notícias
/* */ --