Publicado em: 23/09/2024 às 12:30hs
A cidade de Uberaba (MG) será o palco da 2ª edição da ExpoLeite, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entre os dias 21 e 25 de outubro, no Parque Fernando Costa. Com foco total na pecuária leiteira, o evento busca impulsionar a competitividade, eficiência e desenvolvimento técnico do setor, destacando a força e o trabalho do produtor de leite brasileiro.
O evento reunirá exposições de raças leiteiras, julgamentos, concurso leiteiro, palestras, cursos, homenagens e lançamentos de novidades para o segmento. O presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, celebra a importância da feira, destacando o sucesso de sua primeira edição. "A ExpoLeite se consolidou no calendário de feiras de Uberaba, a capital do Zebu, e tem papel fundamental no reconhecimento das raças produtoras de leite. Temos muito orgulho de apoiar quem trabalha com responsabilidade para colocar leite de qualidade na mesa dos brasileiros", afirmou.
A ExpoLeite acontecerá no Pavilhão Multiuso José Olavo Borges Mendes, um espaço coberto de mais de 4 mil metros quadrados dentro do Parque Fernando Costa. Nesse local, além da pista de julgamento, haverá estandes para criadores, empresas agropecuárias e de alimentação. "O evento será totalmente integrado, assim como na primeira edição. Os participantes poderão acompanhar os julgamentos e, ao mesmo tempo, realizar negócios em um ambiente único", explicou Rodrigo Abdanur, diretor Comercial e de Exposições da ABCZ.
Durante os dias da feira, duas raças serão julgadas por dia, conforme cronograma: Guzerá e Sindi (22/10); Guzerá Leiteiro e Guzolando (23/10); Gir Leiteiro e Girolando (24 e 25/10). "Cada raça terá seu momento de destaque, garantindo que os criadores e participantes possam avaliar as características e qualidade dos animais", pontuou Carlos Henrique Cavallari Machado, Superintendente Técnico Adjunto da ABCZ.
Seguindo uma tradição das grandes feiras leiteiras, a ExpoLeite contará com o julgamento da Vaca Suprema, título concedido ao melhor animal do evento. "As campeãs de cada raça competirão entre si para conquistar o título. Um jurado experiente será responsável por escolher o animal que melhor representa o biotipo ideal da exposição", explicou Rodrigo Simões, diretor de Pecuária Leiteira da ABCZ.
A feira também contará com um Concurso Leiteiro para as raças Gir Leiteiro, Sindi, Girolando e Guzolando, cujas ordenhas oficiais começarão no dia 20 de outubro. Serão realizadas 10 ordenhas, com a última prevista para o dia 23.
Em paralelo, a ABCZ oferecerá o Curso de Avaliação Morfológica de Raças Zebuínas Leiteiras, voltado a produtores, profissionais do setor e estudantes de Ciências Agrárias. O curso, com aulas teóricas e práticas, será realizado no dia 21 de outubro. "Os participantes aprenderão a identificar aspectos morfológicos essenciais para a produção de leite, permitindo uma seleção mais eficaz de animais com aptidão leiteira", explicou Carlos Henrique.
A programação da ExpoLeite também incluirá palestras técnicas e um workshop sobre Avaliação Linear de Bovinos Leiteiros, em parceria com a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba).
Os produtores interessados em aprimorar a genética de seus rebanhos terão a oportunidade de participar de três leilões confirmados durante a ExpoLeite, além de um shopping de sêmen da raça Gir Leiteiro. "Investir em genética é fundamental para garantir melhores resultados na produção, e a ExpoLeite oferecerá oportunidades para que os produtores adquiram animais e material genético de criatórios renomados no país", destacou Carlos Henrique Cavallari Machado.
A abertura oficial da 2ª ExpoLeite está programada para o dia 23 de outubro, às 8h, no Pavilhão Multiuso José Olavo Borges Mendes. A expectativa é que o evento reúna os principais nomes do setor e fortaleça ainda mais a pecuária leiteira no Brasil.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias