Bovinos Leite

COPAGRIL: Associados visitam propriedades leiteiras de referência

Na última quinta-feira (06/06), a Copagril, em parceria com a MSD Saúde Animal, promoveu uma visita a duas propriedades leiteiras localizadas em Céu Azul e Vera Cruz do Oeste


Publicado em: 11/06/2013 às 09:30hs

COPAGRIL: Associados visitam propriedades leiteiras de referência

A comitiva, que reuniu cerca de 35 associados e funcionários da cooperativa, além de representantes da MSD Eduardo Saggim e Oscar Ribeiro, iniciou o passeio pela Star Milk Fazenda Iguaçu, em Céu Azul. De acordo com o veterinário e gerente da propriedade, Sandro Luiz Viechiniesk, há 468 animais em lactação, que produzem 15 mil litros de leite em média por dia. “Temos três ordenhas diárias, que duram mais de 5 horas”, explicou. Além destas, há 80 vacas em pré-parto, 65 secas e 450 novilhas de até 24 meses.

Dúvidas - Os associados da Copagril aproveitaram para sanar dúvidas sobre alimentação, controle de doenças, medicações, qualidade do leite e manejo, além de conhecer as tecnologias aplicadas, como o uso de ventiladores de grande porte, aspersores de água e tapetes de borracha na sala de ordenha. Sandro declarou que, além da alimentação, é importante investir em tecnologias e ações que melhorem o ambiente onde vivem os animais. “Posso afirmar para vocês que 30% da qualidade do leite depende diretamente do conforto da vaca”.

Mais leite - Outro assunto tratado foi a utilização da chamada bST, ou somatropina bovina. De acordo com Sandro, existem dois produtos disponíveis no mercado, o Lacto e o Boostin, e ambos estimulam o organismo das vacas a produzir mais leite. “Fizemos um teste extenso e detectamos que o Boostin apresenta melhores resultados”, afirmou. Muitos associados demonstraram interesse no produto e fizeram perguntas sobre como e quando aplicar.

Biodigestores - Sandro também explicou sobre o uso dos biodigestores, específicos para dejetos bovinos. Segundo ele, há dois na propriedade e a energia gerada é suficiente para cobrir todos os gastos com eletricidade, que giravam em torno de R$ 22 mil por mês, e ainda sobra uma quantia para comercialização.

 Crescimento  - Conforme o gerente, o projeto da Star Milk foi iniciado em 1999 e não parou de crescer. “Hoje, contamos com 28 funcionários e três turnos de trabalho”, afirmou. Ao todo, a Fazenda Iguaçu tem 450 alqueires, usados para a produção de soja, milho, aveia, trigo, e reflorestamento. Exclusivamente para a produção leiteira são 8 hectares.

 Manejo  - A segunda propriedade visitada foi a Granja Cavalli, em Vera Cruz. A visita foi acompanhada pelo sócio-proprietário Pedro Cavalli e o encarregado, Everton Cavalli. Eles também explicaram aos associados como é o manejo dos animais, quais medicações são usadas, do que é composta a alimentação entre outras dúvidas. Na granja, existem 155 animais em lactação, com uma produção média de 38 litros por vaca. Algumas chegam a produzir mais de 70 litros.  A propriedade conta com 8 funcionários e um total de 400 animais. Há 10 alqueires utilizados para a estrutura da produção leiteira e outros 25 para a produção de silagem, feita duas vezes ao ano.

 Proveitosa  - Para o associado da Copagril Dirceu Luiz Zummach, que tem uma produção diária de 500 litros de leite, a visita foi muito proveitosa. “Aprendi muita coisa, principalmente sobre o manejo de bezerras, que pretendo aplicar na minha propriedade”, declarou. Para ele, este é um setor fundamental na propriedade, visto que gera continuidade do rebanho e interfere na qualidade de leite que estes animais produzirão no futuro. “Viagens como esta são muito satisfatórios. Se cada um de nós levar um pouquinho do que aprendeu para as propriedades já vale a pena”, afirmou Dirceu.

Fonte: Imprensa Copagril

◄ Leia outras notícias