Publicado em: 27/05/2014 às 14:00hs
Divididos em duas categorias, foram premiados 4 animais em função de seus resultados obtidos a partir de 3 ordenhas durante os dias da feira.
Na categoria (até 36 meses) o melhor resultado foi da propriedade de Adriano Rigon e Cristina Aiolfi com 67 quilogramas. O segundo lugar foi para a propriedade de Darci Coser pela produção de 49 quilos. Já na categoria adulta, a primeira colocada, também da propriedade de Adriano Rigon e Cristina Aiolfi, atingiu uma produção de 85 quilos, ficando em segundo, a propriedade de Eron Baldissera com a produção de 77 quilos.
Sendo assim, as vacas Ypoti Jordan Joriee e Ypoti Mega-Man Milla, ambas da Cabanha Ypoti, de Chapecó, mereceram destaque por suas participações no concurso. O pecuarista Adriano Rigon explica que conseguiu agregar valor à produção do leite em sua cabanha, através do melhoramento genético. “Qualidade genética, qualidade da nutrição e o conforto oferecido aos animais. Essas 3 coisas nos permitem ter um bom desempenho e vantagem sobre outros”, explicou.
Para ele, estas técnicas, em especial as que envolvem genética, trazem para seu plantel um gado com produção e rentabilidade, conforme planejou. “Uma boa genética e ambiente ideal, podem fazer com que vacas como estas tenham uma vida produtiva de 10 ou 12 anos”.
Rigon ainda enfatizou a participação do juiz canadense Callum Mckinven que julgou os animais nas competições de pista. “Ele é uma pessoa de visão, sabe reconhecer uma boa vaca. Comparando, diz qual é a melhor tendo como patamar a vaca modelo para cada raça. Ele é reconhecido e considerado um dos mais preparados para discutir genética. Foi uma escola”, disse. O produtor afirma que vai aproveitar as dicas do experiente juiz para elevar o melhoramento genético em sua propriedade.
A família iniciou a atividade há seis anos, e optou pela produção leiteira em função da relação custo/benefício que o ramo oferece, sendo este, superior a outras atividades, segundo Rigon. Na propriedade, aplica-se uma dieta balanceada de silagem de milho, ração e feno para maximizar a produção, oferecendo o sistema de confinamento free stall - estábulo com cama e acesso livre a comida e água.
A Cabanha Ypoti também se destaca por ter conquistado o título de melhor criador e melhor expositor de Santa Catarina nos anos de 2011 e 2012. Na Mercoláctea Rural 2014 garantiu o título de Campeã da categoria Novilha Júnior Holandês e terceira Melhor Vaca Jovem Holandês. “Estes eventos são espaços para mostrarmos o nível e potencial genético que temos na propriedade. Quem busca animais para compra, e melhorar a qualidade do rebanho, pode escolher. Nas exposições fazemos marketing e negócios”, finalizou.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias