Bovinos Leite

Concurso Leiteiro de Girolando tem quatro novos recordes

Com 21 fêmeas concorrendo ao título de Grande Campeã do Concurso Leiteiro da Megaleite 2015, a competição foi encerrada na tarde desta sexta-feira (03/07/15) com a quebra de quatro recordes


Publicado em: 07/07/2015 às 12:50hs

Concurso Leiteiro de Girolando tem quatro novos recordes

O título de Grande Campeã ficou com a vaca ½ sangue Boate I Bethania, que produziu 285,610 kg/leite e média de 95,203 kg/leite. Ela bateu o recorde da Megaleite e Nacional, referente às vacas ½ sangue, superando os 263,380 kg/leite produzidos pela campeã do ano passado. Boate pertence ao expositor Paulo Ricardo Maximiano.

Outro recorde da Megaleite quebrado este ano foi registrado entre as vacas 5/8. A vaca Máxima Harmonia FIV da Prata, do expositor Roberto Assis Peres/Rogério Omar C., produziu 267,700 kg/leite e média de 89,233 kg/leite. Já na categoria Novilha foram registrados dois novos recordes. A novilha 5/8 Afrodite FIV Dubai, do expositor Humberto Renato Ferreira, produziu 224,400 kg/leite e teve média de 74,800kg/leite. O recorde anterior era de 198,140 kg/leite. Afrodite também conquistou o título de campeã da categoria Novilha Geral. A novilha Elke FIV Jaguar 1075 Fube, do expositor Eurípedes José da Silva, é a nova recordista entre as ½ sangue. Ela produziu 218,720 kg/leite e teve média de 72,906 kg/leite, superando o recorde anterior de 186,120 kg/leite.

Vaca Guzerá quebra recorde na Megaleite 2015

A vaca Uta FIV JF é a nova recordista da raça Guzerá em torneios leiteiros. Ela venceu ontem o concurso leiteiro da raça na Megaleite 2015, feira que acontece até este sábado no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Uta, de propriedade da Sociedade Educacional Uberabense, produziu 154,880 kg de leite e média de 51,627 kg/leite, sagrando-se Grande Campeã da categoria Vaca Adulta. O recorde anterior era da vaca Manacá JF, que produziu média de 45,73kg/leite na ExpoZebu 2015, em maio.

A produção de outras vacas da competição também superou essa média. A Reservada Grande Campeã, Ultra JF, de José Transfirguração, produziu 51,210 kg/leite e a 3º Prêmio, Canja FIV JF, do mesmo expositor, atingiu média de 48,283 kg/leite.

Na categoria Vaca Jovem, Safadinha 2MS, do expositor Marcelo Palmério, venceu com a média de 21,953 kg/leite. O concurso leiteiro do Guzerá teve a participação de 10 vacas e foi coordenado pela Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil. O presidente da ACGB Adriano Varella fez a entrega da premiação na tarde de ontem (02/07/15).

Guzolando – As fêmeas Guzolando também participaram de concurso leiteiro na Megaleite 2015. A Grande Campeã foi a vaca Jovem “213403”, pertecenten à expositora Ana Palmério. A média final produzida foi 33,683 kg/leite e total 101,050 kg/leite. A Reservada Grande Campeã foi 4856 DA PAZ, da mesma expositora. A produção total foi de 77,680 kg/leite e a média foi de 25,893 kg/leite. Participaram três fêmeas.

Gir Leiteiro anuncia campeãs do concurso leiteiro da Megaleite 2015

A vaca Mandala Vila Rica foi a Grande Campeã do concurso leiteiro da 7ª Exposição Internacional do Gir Leiteiro, que ocorre na Megaleite 2015, no Parque Fernando costa, em Uberaba (MG). Concorrendo na categoria Vaca Adulta, ela produziu 167.950 kg/leite e média de 55.983 kg/leite. O animal pertence ao expositor Dilson Cordeiro Menezes. Já a Reservada Grande Campeã foi Escala TE, do expositor Paulo Roberto Andrade Cunha. Ela produziu 160.370 kg/leite e média de 53.456 kg/leite. A premiação ocorreu ontem.

Países da América Latina querem ampliar rebanhos de Girolando

Comitivas estrangeiras de diversos países da América Latina foram recebidas nesta sexta-feira (03/07/15) na Megaleite 2015 pela diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Cerca de 50 criadores da Colômbia, Costa Rica, Nicarágua, Guatemala, El Salvador e República Dominicana participaram do encontro. O presidente Jônadan Ma apresentou um panorama da raça no país, o programa de melhoramento genético da entidade e as parcerias com associações de outros países para viabilizar o serviço de registro genealógico, como já ocorreu com a Bolívia. “Estamos negociando com vários países para que possamos assinar termos de cooperação técnica relacionados ao registro e ao melhoramento genético”, disse o presidente.

O criador e vice-presidente da Associação Colombiana dos Criadores de Zebu da Colômbia Fernando Durán afirmou que a pecuária leiteira vive seu melhor momento na América Latina, mas alertou para o fato de acordos individuais entre os países possam prejudicar esse crescimento. Segundo ele, os países precisam se unir para fechar acordos em blocos que garantam melhores resultados para a América Latina. Criadores dos demais países presentes reforçaram que a raça Girolando é ideal para alavancar a pecuária em suas regiões por possibilitar a produção a pasto e em maior volume.

Durante o encontro, as comitivas foram convidadas para o 1º Congresso Internacional da raça Girolando, que ocorrerá de 19 a 21 novembro, em Belo Horizonte (MG). O vice-presidente da Associação Colombiana sugeriu que como conclusão do congresso seja firmado um acordo entre os países participantes em prol de novos avanços para a pecuária da América Latina.

Criadores do Norte do Brasil apostam no Girolando para suprir demanda interna

Região que trouxe uma das maiores caravanas para a Megaleite 2015, Amazonas e Pará querem ampliar os investimentos nos rebanhos Girolando. Em reunião realizada nesta sexta-feira (03/07/15), na Megaleite 2015, a diretoria da Girolando ouviu as reivindicações dos criadores dos dois Estados para melhoria dos serviços prestados na região. Com o crescimento dos rebanhos leiteiros, os criadores do Amazonas e do Pará solicitaram a ampliação do número de técnicos que atendem nos dois Estados já que a demanda por registro genealógico dos animais vem crescendo. Segundo o superintendente técnico da Girolando Leandro Paiva, será preciso habilitar novos técnicos sediados nos dois Estados para atender os criadores já que as regiões estão a uma longa distância da sede e dos escritórios regionais da associação.

Outra solicitação dos criadores do Amazonas foi a elaboração de um plano de desenvolvimento da pecuária leiteira amazonense em parceria com as entidades atuantes na região, como o Sebrae, a Federação de Agricultura e Pecuária, dentre outras. Também foi solicitada a participação da Girolando nos eventos do Amazonas e do Pará, com palestras e cursos ministrados pelos técnicos da entidade. O presidente da Girolando Jônadan Ma colocou a entidade à disposição para auxiliar os criadores nesses dois projetos.

Raça Jersey prepara volta à Megaleite

Em 2016, a Megaleite terá um número maior de raças participantes. O presidente da Associação dos Criadores do Gado Jersey do Brasil Marcelo de Paula Xaxier e o diretor João Luiz Cavallari reuniram-se ontem (02/07/15) com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando Jônadan Ma para estudar formas de viabilizar a participação dos criadores de Jersey na principal exposição da pecuária leiteira. A raça já participou de outras edições da Megaleite, realizando inclusive uma exposição nacional em anos anteriores. Um segundo encontro entre os presidentes das duas entidades ficou agendado para a Agroleite, em Castro (PR), para que Jônadan Ma possa apresentar aos criadores de Jersey as vantagens de se participar de uma feira do porte da Megaleite, que este ano recebeu delegações de diversos países da América Latina e comitivas de todas as regiões do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação Megaleite

◄ Leia outras notícias
/* */ --