Bovinos Leite

Cargill lança “Nutron Bem+Leite”, certificação de Bem-Estar Animal para reconhecer cadeia leiteira

Focada em melhores práticas, ação conta com certificadora internacional independente especialista em segurança alimentar e bem-estar animal


Publicado em: 30/11/2021 às 14:10hs

Cargill lança “Nutron Bem+Leite”, certificação de Bem-Estar Animal para reconhecer cadeia leiteira

Ações voltadas para o bem-estar animal já são práticas consagradas entre criadores alinhados à produção animal moderna e que buscam maior produtividade. Atenta ao valor e à importância de atender as necessidades físicas e comportamentais dos animais, incluindo sua interação social e com o meio ambiente, a Cargill Nutrição Animal traz ao mercado o selo Nutron Bem+Leite, em parceria com a certificadora internacional QIMA/QWS criada para reconhecer os produtores de leite que preza pela produção sustentável e pelo bem-estar animal. 

Nos últimos anos, o setor acompanha um aumento expressivo no interesse dos consumidores pelo bem-estar animal. De acordo com pesquisa realizada pelo World Animal Protection, a percepção de que existe uma relação entre o bem-estar e a qualidade dos produtos atinge quase 91% dos entrevistados. Nesse sentido, toda a cadeia de produção vem passando por processos para oferecer produtos que respeitem a qualidade de vida dos animais. O selo de qualidade QIMA/WQS, especializado na área de alimentos, tem protocolos que asseguram o bem-estar animal por meio do manejo adequado, avaliados por auditores creditados pela Professional Animal Auditor Certification Organization (PAACO), garantindo condições ideais para criação e que refletem melhoria de vida e qualidade à produção. 

A Cargill apoia seus clientes a buscarem esse reconhecimento, intermediando o processo de adequação às exigências, de maneira a capacitá-los para estarem em conformidade no momento da avaliação. Com uma equipe técnica treinada à campo, a empresa tem um papel consultivo durante as visitas aos clientes, orientando sobre melhorias em processos, manejos e mitigação de riscos, contribuindo para a adoção de técnicas que visam promover saúde, bem-estar e sustentabilidade nos negócios. 

“Na Cargill, entendemos o papel da produção animal como uma das maneiras de prover alimento saudável para o mundo. Produtores de diferentes portes já entendem a importância de priorizar o bem-estar de seus animais, compromisso ainda mais relevante nos dias de hoje, com consumidores engajados em conhecer a origem dos alimentos que adquirem. Por isso buscamos uma certificadora alinhada e comprometida com a qualidade de vida dos animais e em sinergia com a produção animal. Dessa forma, seguimos apoiando nossos clientes e fiéis aos nossos compromissos com o bem-estar animal e a sustentabilidade da produção”, destaca Alex Souza, Líder de Tecnologia para Bovinos de Leite da Cargill. 

O Nutron Bem+Leite está disponível para fazendas, laticínios e fabricas de diferentes portes, de todo o Brasil, que devem se inscrever e passar por um processo apurado para obter o reconhecimento de práticas adequadas. Entre os quesitos analisados, estão condutas como prevenção e tratamento de doenças e lesões, prevenção e alívio da dor, fornecimento de alimentação e condições de vida adequada à natureza dos animais. Ao obter a certificação, o produtor garante que seus processos e produtos estão em conformidade, ganhando maior credibilidade e possibilitando novos negócios.

Selo comprova origem

Com a conquista da certificação, as fazendas e produtores atestam a qualidade de suas práticas e passam a disponibilizar em suas embalagens um selo de referência que mostra ao consumidor a origem do produto que está consumindo. Por meio de um QR code, que passa a ser disponibilizado nos rótulos dos produtos, é possível acessar todo o processo produtivo e as práticas adotadas para produção do alimento, uma forma importante de compartilhar informações de credibilidade e, consequentemente, fidelizar com o cliente final.

Serviço

  • Live de lançamento Certificação de bem-estar animal
  • Data: 1/12 (quarta-feira)
  • Horário: a partir das 18h30
  • Onde: No canal da Nutron no YouTube

Fonte: Cargill

◄ Leia outras notícias