Publicado em: 12/09/2014 às 13:30hs
A edição deste ano da Expoleite Arapoti foi novamente sucesso de participação do público e de expositores. O evento aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de setembro, no Parque de Exposições da Capal em Arapoti (PR). Superando a edição anterior no número de animais expostos e de público, a 42° edição da feira juntou produtores, fornecedores e comunidade em três dias de exposição de animais, palestras técnicas e apresentações artísticas.
Visitas escolas - Na quinta-feira (04/09), primeiro dia da Expoleite, as visitas das escolas Lar dos Idosos e Apae movimentaram o parque durante o dia. À noite, foi a vez das apresentações artísticas das escolas do município, com belos números de dança de variados gêneros. A banda da Apae também teve espaço e agradou ao público com a execução de diversas músicas populares.
Abertura oficial - No dia 6, sexta-feira, aconteceu a abertura oficial, com a presença de membros da diretoria da Capal e diversas autoridades, entre elas o prefeito do município, Braz Rizi, acompanhado da primeira dama, Cacilda Oliveira, e do secretário de esportes, Carlos Euclydes Mazzetti (Riva); o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; o presidente da Fundação ABC, Andreas Los; Frans Borg, presidente da Castrolanda; o vice-presidente da Batavo, Gaspar de Geus, e o Adolf van Arragon, presidente da Ceral. Em sua fala o presidente da Capal, Erik Bosch, reforçou os objetivos do evento.
Integração e desenvolvimento - “A integração e desenvolvimento dos produtores que buscam novas informações sobre um setor que se atualiza tão rapidamente e a participação das famílias, em um momento de diversão, são os principais objetivos da nossa feira”, disse Erik, que também agradeceu e destacou a presença dos muitos cooperados da Capal e visitantes que vieram de outras cidades.
Palestra técnica - Ainda na sexta-feira, houve palestra técnica sobre conforto e qualidade animal, reunindo cerca de 260 pessoas, e julgamento de animais na categoria gado jovem e Clube de Bezerras. O cooperado de Santana do Itararé, Nei Aparecido Silva, participou da palestra e visitou os estandes de laboratórios e maquinário, e comentou sobre a importância da feira para atualização do produtor. “Aqui temos reunidas as informações que precisamos para ficar atualizados sobre o setor leiteiro. Gosto muito de participar da feira pois sempre tenho algo para aprender”, conta o produtor.
Julgamento - No sábado o julgamento foi de gado adulto, com destaque para Diamantina Roca Goldwin Tocha, do criador Dirceu Antonio Osmarini, que pela segunda vez consecutiva conquistou o título de grande campeã na Expoleite. O encerramento, no sábado, incluiu a premiação do torneio leiteiro, em que o cooperado de Arapoti, Adriaan Frederik Kok, garantiu a primeira e segunda colocação. O título de melhor criador e melhor expositor foi conquistado pelo produtor Pedro Elgersma, também de Arapoti.
Praça de alimentação - Além de todas as atividades da feira, também a praça de alimentação das entidades reuniu grande público e a renda obtida com a venda foi totalmente destinada às entidades participantes.
Fonte: Imprensa Capal
◄ Leia outras notícias