Publicado em: 02/10/2013 às 15:20hs
O evento será realizado no Salão de Atos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e entre os objetivos estão a capacitação de produtores e técnicos, a valorização da atividade leiteira no município e elencar as demandas do setor leiteiro.
A programação envolve palestrantes de diversas entidades e visa estimular o desenvolvimento na produção local. Os assuntos tratados abrangem diferentes assuntos, como cooperativismo, manejo vacinal, recria, entre outros. Entre os palestrantes está a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Renata Suñé Martins da Silva, que vai falar sobre o LINA (Leite Instável não Ácido), um problema no sistema produção de leite e que causa prejuízos em toda a cadeia produtiva.
O Arranjo Produtivo Local do Leite (APL do Leite) surgiu através da necessidade de um projeto que fortalecesse a atividade leiteira em Santana do Livramento. O primeiro passo do grupo foi realizar um diagnóstico com os produtores. O levantamento aconteceu entre os anos de 2008 e 2010. Neste período, foram realizadas conferências para debater as demandas locais. A partir disso, começou o planejamento coletivo para o setor leiteiro. Através das ações conjuntas, pode-se observar o avanço produtivo no município. Entre 2005 e 20110, a produção de leite em Santana do Livramento passou de cinco milhões de litros para 20 milhões.
O APL do Leite é formado por representantes da Emater/RS-Ascar, Embrapa Pecuária Sul, Associação de Criadores de Gado Leiteiro e Produtores de Leite de Santana do Livramento, Banco do Brasil, Cooperativa dos Assentados de Santana do Livramento (Cooperforte), Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (Coptec), Cooperativa dos Produtores de Leite de Santana do Livramento (Cooaplesa), Cosulate, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Skylab, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Unipampa.
Fonte: Embrapa Pecuária Sul
◄ Leia outras notícias