Bovinos Leite

Animais da Raça Holandesa são premiados na Mercoláctea

Na Mercoláctea Rural 2014, a tarde do sábado (24) foi reservada ao julgamento das vacas da raça holandesa


Publicado em: 27/05/2014 às 13:30hs

Animais da Raça Holandesa são premiados na Mercoláctea

Ao todo, sete categorias de animais em lactação foram avaliadas pelo juiz Callum Mckinven, do Canadá, que realizou todo o processo de escolha dos melhores animais durante a feira. Na oportunidade também foi eleita a Grande Campeã da exposição. Estes julgamentos encerraram as competições de pista desta edição da Mercoláctea.

Abriram os desfiles os animais da categoria 2 Anos Júnior Holandesa, onde ficou com o primeiro lugar o proprietário Eron Baldissera, e em segundo Adriano Rigon e Cristina Aiolfi. A categoria 2 Anos Sênior Holandesa, conferiu ao casal de produtores Adriano Rigon e Cristina Aiolfi, os dois primeiros lugares. Na modalidade 3 Anos Júnior Holandesa, ficou com o título de campeã a vaca do produtor Luciano Sarvacinski e de vice, um animal da granja dos irmãos Itamar e Denilso Alessi. Já os títulos de campeã e vice, da categoria 3 Anos Sênior Holandesa, foram para a propriedade de Clair Dariva.

VACA JOVEM HOLANDESA

Na sequência voltaram à pista de julgamento todas as classificadas como as duas melhores nas categorias escolhidas anteriormente, para que disputassem o título de Campeã Vaca Jovem Holandesa. Ficou com o título o proprietário da Granja Luski, de Chapecó, Luciano Sarvacinski. Como Reservada Campeã Vaca Jovem Holandesa (segundo lugar), os proprietários Adriano Rigon e Cristina Ailofi e Terceria Melhor Vaca Jovem Holandesa, Clair Dariva.

O juiz Callum Mckinven se disse satisfeito com a participação e potencial dos animais apresentados, e destacou as virtudes da campeã. “É um animal com muita feminilidade, nobreza e força. Tem bom sistema mamário, é mais refinada que a segunda colocada”, pontuou.

Também foram a julgamento animais na categoria 4 Anos Holandesa levando os títulos de primeiro e segundo lugar, os proprietários Clair Dariva e Luciano Sarvacinski. Na modalidade 5 Anos Holandesa Clair Dariva ficou em primeiro, seguido de João Girardi, e por fim, na categoria Vaca Adulta Holandesa, Luciano Sarvacinski ficou com os títulos da Campeã e Reservada.

A GRANDE CAMPEÃ

O ponto mais alto de toda a competição reuniu, na pista de julgamento, um grande número de espectadores a espera da escolha da Grande Campeã Holandesa da Exposição. Neste momento, voltaram a desfilar, para avaliação do juiz Callum Mckinven, todas as vacas campeãs e reservadas nas categorias 4 e 5 anos e vaca adulta, além da campeã e reservada campeã Vaca Jovem. Mais uma vez, a Granja Luski, de Chapecó, levou o título.

A Grande Campeã da Exposição se chama “Shottle”, e é a mesma que ficou com o título de Campeã Vaca Jovem. A faixa de Reservada Grande Campeã da Exposição, foi para a propriedade de Clair Dariva; e a da terceira melhor vaca da exposição, para Adriano Rigon e Cristina Aiolfi.

O juiz explicou que a vaca escolhida é um animal moderno, que apresenta um bom sistema mamário e boa abertura de costelas. Para ele, mesmo as vacas holandesas, não precisam de um tamanho muito grande para vencer. “Estes produtores são donos de animais que tem capacidade para competir nacionalmente. É preciso muito tempo de trabalho para se chegar a esses resultados”, afirmou.

Encerrando os trabalhos na Mercoláctea Rural 2014, Mckinven agradeceu a oportunidade e hospitalidade com a qual foi recebido, dizendo que tem grandes amigos aqui, e que gosta muito do Brasil. Ele ainda aproveitou para elogiar os produtores em relação à maneira como a produção do gado holandês evoluiu no país.

A GRANJA DA GRANDE CAMPEÃ

A granja Luski de Chapecó é um negócio de família. O proprietário, Fernando Sarvacinski (filho de Luciano Sarvacinski), diz que a propriedade participou de todas as edições da Mercoláctea e Efapi. “Sempre vale a pena participar de feiras. Mesmo que eu não ganhe, posso comparar meu trabalho e ver se estou no caminho certo. Comecei a participar com 17 anos. Fiquei em último lugar por 10 anos, mas quando eu ia nas feiras, eu via ‘aquela’ vaca ideal”, contou.

Ele também destaca que a avaliação do juiz é extremamente importante. “As dicas ajudam muito para participar de outras competições, assim, já sei o que tem que melhorar. Mas se não corrigir isso no manejo, vou ser penalizado pelo mesmo motivo”. Segundo Fernando, somente foi possível a conquista deste e outros títulos, após anos trabalhando a genética e o preparo dos animais, através de dedicação diária. “Eu trato os animais com carinho”, disse, enfatizando o conforto que sua granja oferece ao rebanho.

O plantel da família Sarvacinski é composto por 120 cabeças de gado da raça holandesa, e a dieta destes animais é a base de feno, ração e silagem, utilizando o sistema compost barn (uma modalidade de confinamento). “Shottle”, que levou os títulos de Campeã Vaca Jovem Holandesa e Grande Campeã Holandesa da Exposição, é fruto de sêmen importado dos Estados Unidos, que foi inseminado em uma vaca do próprio plantel da granja, que também conquistou títulos em várias competições.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias