Publicado em: 13/12/2021 às 17:20hs
O evento foi realizado em Uberaba e a programação começou cedo com a apresentação do trabalho e resultados alcançados pela Fazenda Santa Luzia, propriedade anfitriã da segunda edição do encontro. “Trazer o Dia de Campo para dentro da nossa fazenda permite validar um pouco do que estamos fazendo. Este encontro é uma oportunidade de troca de experiência sobre nossos negócios que tem como propósito a melhoria na criação de bezerras no Brasil. Eu posso assegurar que, depois destes anos de projeto, isso é uma realidade”, destacou Maurício Coelho, produtor da Fazenda Santa Luzia, que contribui com dados de um grande número de bezerras Girolando.
Os participantes tiveram acesso a informações importantes sobre a produção de bezerras na Fazenda Santa Luzia, trazidos por Matheus Moreira, consultor técnico da Rehagro que, há mais de dez anos, acompanha a evolução da propriedade após aderir ao programa. “O Alta Cria trouxe a oportunidade de fazermos comparações de dados que nos permitiram aprofundar um pouco mais o que sabíamos sobre números e observação de indicadores. Desde então, trabalhamos para subir um pouco mais a régua e conseguir o que outras fazendas têm conseguido. Melhoramos bastante em ganho de peso, mortalidade e eficiência de colostragem”, revela Moreira.
A professora Sandra Gesteira falou sobre a importância do colostro e do leite de transição para bezerros leiteiros. Após sua apresentação, Sandra foi homenageada por Maurício e Heverardo Carvalho, diretor presidente da Alta, com uma placa em agradecimento pelos serviços prestados. Ela também recebeu a homenagem de ter seu nome no Bezerreiro da fazenda. “Estou super orgulhosa de ter meu nome em uma instalação de pessoas tão sérias, que trabalham tanto na criação de bezerros, que aceitam desafios e seguem em frente”, disse Sandra, emocionada.
As fazendas de destaque do programa Alta Cria 2021 foram premiadas e tiveram o merecido reconhecimento divulgado a todos.
A última atividade do grupo foi a visita guiada por especialistas, por setores da Fazenda Santa Luzia como o bezerreiro, a maternidade e o laboratório. “Nesta edição apresentamos informações muito consideráveis sobre a recria, trouxemos pontos importantes que definem o futuro da fêmea que será uma matriz no rebanho, como: manejo, tempo de parto, colostragem e primeiros dias de vida até a fase de ano da bezerra”, complementa Matheus.
Heverardo Carvalho avalia que a Alta Cria é o divisor de águas na criação de bezerros no Brasil. “Antigamente, tínhamos dados de outros países, com outras especificidades, outro clima, cultura, raças, etc., que eram adaptados ao nosso criatório. Hoje, temos dados confiáveis de mais de cem fazendas nacionais que permitiram uma nova maneira de criar bezerros no país”, comemora.
A metodologia consiste em um levantamento de informações por questionários aplicados aos produtores e pelo envio de dados, sendo possível definir estratégias, realizar benchmarking, comparar resultados, além de ser um banco de dados nacional valioso para a criação de bezerras leiteiras no Brasil. Algumas vantagens ao produtor participante são: acesso à informações atualizadas, grupo do WhatsApp, acesso aos conselheiros, relatórios anuais, benchmarking anual, promoções especiais e encontro anual do Alta Cria, em Uberaba.
Fonte: Alta Genetics
◄ Leia outras notícias