Publicado em: 16/04/2013 às 11:10hs
	Tradicionais na produção de leite, esses municípios serão beneficiados pelo Projeto de Suporte as Ações de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR), a fim de superar desafios ligados à produção, comercialização e inovação tecnológica. A parceria se dá por meio de contrato de repasse – no valor de mais de R$ 976 mil.
	
	“A região objeto desse projeto é um território da cidadania com baixo índice de desenvolvimento, onde o leite é uma das atividades principal de geração de renda. Com esse programa serão alocados insumos e vai haver um incremento, um conjunto de melhoramentos que vai agregar renda e melhorar as condições dessa população”, diz o secretário da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini.
	
	O coordenador da assessoria de planejamento da EMATER/PR, Nelso Olivo Fracaro, adianta que o projeto vai estabelecer com o agricultor práticas importantes que servirão de referência para os demais. “Desenvolveremos práticas já testadas. Faremos uma adequação do sistema de produção, e as unidades serão utilizadas com dias de campo. Assim, a partir delas, serão difundidas novas técnicas,” detalha Fracaro.
	
	O plano de trabalho inclui visitas técnicas, palestras e parcerias com instituições de pesquisa, universidades e empresas do setor agropecuário e alimentício.
	
	Paralelamente ao projeto, os agricultores poderão contar, também, com uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), anunciada pelo Governo Federal como uma das medidas de fomento à produtividade na região.
	
	Público atendido
	
	Serão beneficiados pelo projeto 179 agricultores familiares que produzem leite e têm na bovinocultura sua principal fonte de renda. Esses produtores implantarão unidades de referência como fonte de informação e desenvolvimento de técnicas e tecnologias para outros agricultores.
	
	Como as propriedades demonstrativas serão áreas de experimentação coletiva, elas beneficiarão indiretamente em torno de 1,2mil agricultores familiares. Eles receberão informações e participarão de eventos técnicos para demonstração de tecnologias. “Acreditamos que muito mais agricultores serão beneficiados, pois as propriedades e agricultores serão multiplicadores desses conhecimentos”, afirma Bianchini.
Fonte: MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário
◄ Leia outras notícias