Bovinos Leite

ABS contrata filho de recordista de leite da ExpoZebu 2015

Sêmen do raçador Sindi deverá ser disponibilizado no mercado nos próximos meses


Publicado em: 13/05/2015 às 13:30hs

ABS contrata filho de recordista de leite da ExpoZebu 2015

A ABS Pecplan contratou este mês um dos touros Sindi com maior consistência genética na atualidade. Dasquevi AJCF, filho do touro Quatar e Belga (recordista do Concurso Leiteiro da ExpoZebu 2015), promete ser um dos líderes de venda, oferecendo mais lucratividade ao produtor.

“Foi uma grande contratação. Será um reforço especial na nossa bateria, já que representa uma excelente opção para aqueles criadores que utilizam a linhagem do Veludo, evitando a consanguinidade e promovendo produtividade”, comenta Fernando Rosa, gerente de Produto Leite Tropical da ABS Pecplan.

Com pouco mais de dois anos, Dasquevi AJCF é de propriedade de um dos principais selecionadores da raça no país, Adaldio Castilho, da Reunidas Castilho, de Novo Horizonte, interior de São Paulo. “Eu tenho certeza que esse é um touro que vai contribuir muito para a pecuária, porque alia desempenho e beleza racial. Observamos que ele carrega na sua genética a persistência em produção de leite e grande volume, além de características físicas muito impactantes”, descreve o criador.

Castilo reforça que a mãe de Dasquevi, a vaca Belga, foi a campeã do Concurso Leiteiro da ExpoZebu 2015. A fêmea não só venceu o torneio, como bateu o recorde da raça Sindi, que era de 32,602kg, ao atingir média de 36,980kg. “Ela já vinha produzindo muito e pela firmeza de produção eu já esperava um bom resultado”, comemora.

A expectativa é que no início do segundo semestre a Central já comece a disponibilizar sêmen de Dasquevi. Segundo Klaus Hanser de Freitas, gerente de Produto Leite da América Latina da ABS, o reprodutor deve conquistar também o mercado internacional. “Depois que tudo ocorra bem na parte administrativa e sanitária, nossa intenção, inclusive um dos motivos dessa contratação, é visar exportação de uma grande quantidade desse material para Índia, retornando essa genética mais desenvolvida hoje no Brasil para o berço do zebu. É um touro que, sem dúvida, carrega uma grande capacidade produtiva”, completa Freitas.

Fonte: Assessora de imprensa ABS Pecplan

◄ Leia outras notícias