Bovinos de Corte

Vitrine da Carne Gaúcha apresenta carcaça Devon na Expointer

A raça Devon foi o destaque da programação da Vitrine da Carne Gaúcha ocorrida na última terça-feira (30/08), na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil


Publicado em: 05/09/2016 às 13:45hs

Vitrine da Carne Gaúcha apresenta carcaça Devon na Expointer

Na apresentação da tarde, às 16h, uma plateia lotada acompanhou atenta as explicações do especialista de cortes de carne Marcelo Bolinha sobre todo o processo de desossa de uma carcaça Devon e como distinguir características que apontem uma carne de qualidade. Ele também aproveitou para dar dicas de como fazer um bom corte e fazer o preparo das carnes. Ao mesmo tempo, um chef de cozinha ia preparando os cortes selecionados para degustação do público.

Bolinha explicou que a carcaça apresentada traduz fielmente as características do Devon jovem bem terminado, em aspectos como volume de carne, marmoreio, cor das peças e facilidade de corte, o que traduz a maciez. O especialista deu dicas de como preparar diversos tipos de corte, mas destacou um que está em alta nos centros gastronômicos mais exigentes do mundo: o tomahawk steak, conhecido também como a “carne dos Flintstones”. “Este é um corte com sabor incrível e com uma suculência fantástica, com grande destaque nos restaurantes de Nova Iorque”, disse Bolinha. Entre suas dicas para a plateia, falou sobre a importância de adquirir produtos com carimbo e selo da inspeção federal para ter a segurança da procedência da carne.

A carcaça apresentada pertencia à Fazenda Palmeira, de Camaquã. Kátia Ribeiro, do conselho técnico da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD), destacou a oportunidade de apresentar a qualidade da carne Devon para o consumidor final. “A Vitrine da Carne é um evento de muito sucesso na Expointer, sempre atraindo a atenção do público em geral. Pudemos mostrar as principais características da carne Devon: sabor, marmoreio e maciez”, afirmou.

A ABCD participa desde a primeira edição da Vitrine da Carne Gaúcha, que tem como principal objetivo mostrar aos visitantes da feira as qualidades de carne das raças bovinas, ovinas e suínas criadas no RS.

Fonte: Moglia Comunicação

◄ Leia outras notícias