Publicado em: 30/07/2015 às 14:00hs
No dia 4 de julho foi realizado no Parque de Exposições Nova Vicenza, em Água Doce/SC, o 11º Leilão Charolês do Contestado, tradicional evento promovido pela Cabanha Santa Lúcia, de Marcus Gonzatto, e pela Cabanha Pagliosa, de Nilson Antônio Pagliosa.
Desde cedo a grande presença de público revisando os lotes nas mangueiras e a qualidade dos animais ofertados já possibilitava antever o sucesso do remate que viria logo em seguida.
Mas logo no primeiro lote já se pode notar que o ambiente, lotado de criadores e autoridades, estava propício a uma superação das expectativas, o que se confirmou no decorrer do leilão.
Ao final foram comercializados 67 animais com os resultados apresentados a seguir:
O maior preço foi obtido pelo Lote 43, Tatuagem PO397 , o touro Lustro da Santa Lúcia, vendido por R$ 22.080,00 para o Sr. Jacir Teotônio Subtil da Trindade, do município de Ipira/SC.
Segundo Marcus Gonzatto, titular da Cabanha Santa Lúcia, "a grande procura por touros Charolês e o sucesso que foi o XI Leilão Charolês do Contestado, comprova que o trabalho que fizemos com o Charolês apresentando um animal precoce, fértil e rústico, que vai bem em qualquer tipo de cruzamento, foi acertado, pois o que nosso cliente quer é produzir um terneiro pesado que quando adulto apresente uma carcaça procurada pelos frigoríficos, e é isto que nossos Touros Charolês cumprem com muito sucesso."
E arrematou: "Quero agradecer aos nossos clientes e amigos, pois sem eles nosso trabalho não seria completo. A Cabanha Santa Lúcia está muito grata pelo sucesso que eles têm nos proporcionado."
Por sua vez Nilson Antônio Pagliosa, Kiko para os amigos, titular Cabanha Pagliosa, declarou:"O sucesso do nosso leilão é fruto de um conjunto de fatores, alicerçado num trabalho de seleção realizado ao longo dos anos. Nossa região é tipicamente produtora de bezerros e voltou a investir maciçamente no Charolês porque produz na desmama animais com 15 a 20% a mais de peso do que cruzas com outras raças. Outra novidade que está contribuindo para o aumento do uso da genética da raça é o Programa CARNE CHAROLÊS CERTIFICADA, onde o produtor pode ganhar até 10% de bônus sobre o preço de mercado. Tivemos liquidez total com a venda da totalidade dos mais de 50 touros e mais de 15 fêmeas ofertadas, mas o remate estava tão aquecido que, se tivéssemos mais 20 ou 30 touros, teríamos vendido tudo".
O presidente da ABCC, Wilson Borges, titular da Cabanha Labor, Soledade-RS, esteve presente ao evento e ficou impressionado com o que viu: "Foi a primeira vez que participei do tradicional Leilão do Contestado, e vários detalhes me chamaram a atenção, a começar pela qualidade e esmero no preparo dos animais apresentados. O numeroso público presente e seu real interesse em revisar os animais antes da entrada em pista também davam indícios que o leilão andaria bem. Mas o maior destaque ficou realmente para a agilidade nas vendas e altos valores alcançados pelos animais, o que confirma o reconhecimento dos criadores locais do excelente trabalho de seleção realizado pelos criatórios promotores do leilão e do momento positivo que vive o Charolês na pecuária nacional, em especial em Santa Catarina".
Fonte: ABCCharolês
◄ Leia outras notícias