Bovinos de Corte

Seleção de Animais para Engorda em Confinamento será discutida durante a 6ª INTERCONF

Na série dos minicursos técnicos que vai abrir a programação da 6ª Conferência Internacional de Confinadores (INTERCONF 2013), no dia 09 de setembro, em Goiânia, entre os destaques, teremos o tema sobre Critérios de Seleção de Animais que será trabalhado por Luiz Antônio Josahkian, zootecnista e superintendente técnico da ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, de Uberaba (MG) e especialista em Produção de Ruminantes


Publicado em: 23/08/2013 às 14:05hs

Seleção de Animais para Engorda em Confinamento será discutida durante a 6ª INTERCONF

Josahkian destacará o uso racional e combinado da nutrição e da genética na produção bovina, dois fatores, que segundo ele, merecem amplo estudo e exploração em toda a sua potencialidade.

“Essa ineficiência na combinação destes dois fatores se torna mais acentuada à medida que o sistema de produção vai se tornando mais tecnificado. Confinamentos são exemplos clássicos. Se considerarmos que a nutrição representa 80% do custo de produção em um confinamento, não faz sentido utilizá-la com animais de baixo potencial genético”, argumenta Josahkian.

Também revela que, de fato, cada animal apresenta uma singular conformação genética e é ela que determina seus potenciais de crescimento e acabamento, características fundamentais para o sucesso de um sistema intensivo de produção de carne.

E ele questiona: “Existem informações no mercado que qualificam a genética aditiva em várias raças? E porque não incorporá-las como critério de seleção na escolha dos animais que serão confinados?”

De acordo com Josahkian, há uma tendência em se utilizar a heterose como único benefício possível de ser explorado nos confinamentos e isso geralmente feito usando animais cruzados.

Por exemplo, em animais a ser confinados que resultam de dois indivíduos de raças distintas sem valor genético conhecido, haverá o ganho extra pela heterose.

Mas se o mesmo produto resulta de dois indivíduos com alto valor genético aditivo, além da heterose, o produtor poderá usufruir também de todo o melhoramento acumulado nas raças envolvidas no cruzamento.

“Portanto, a minha contribuição neste ciclo de minicursos será destacar dois aspectos nas discussões sobre escolha de animais para confinamento: o primeiro, tratar da seleção aplicada às raças puras com foco nas características de interesse imediato do confinador e;  segundo, discutir as vantagens do uso de animais geneticamente mais uniformes em sistemas intensivos de produção”, conclui.

Além dos Critérios de Seleção de Animais para Engorda em Confinamento outros seis temas serão trabalhados com os conferencistas nos minicursos: (2) Manejo Racional e Capacitação da Equipe: Qual o Impacto no Confinamento?; (3) Produção de Bons Bezerros para a Potencialização do Ganho no Confinamento; (4) Como Reformar, Recuperar e Manejar para ter uma Pastagem Sustentável e Intensiva; (5) Impactos do sistema de Produção na qualidade da Carne; (6) Sucessão Familiar e Gestão patrimonial e (7) Ferramentas para Aferir as Boas Práticas na Ensilagem.

Confinamento de Precisão - Conforme destaca o gerente executivo da Assocon, Bruno de Andrade, o tema central da edição deste ano da 6ª INTERCONF que acontece entre os dias 09 a 12 de setembro, no Oliveira’s Place, em Goiânia (GO) será ‘O Confinamento de Precisão’, sob a ótica do Aumente o Peso do seu Negócio.

Já nas plenárias serão três painéis com destaques para a Segurança Alimentar e Flexibilidade de Produção para Abrir Mercados; a Cadeia Produtiva e em específico, o Painel sobre Confinamento que entre os conteúdos programados tratará sobre o Conceito PDCA: Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Avaliação de Dados, ferramenta importante na estratégia de gestão numa propriedade de pecuária intensiva.

O ex-presidente do Banco Central e atual presidente do Conselho da J&F Investimentos, Henrique Meirelles, fará na terça-feira (10) pela manhã, a palestra inaugural da plenária prevista para um público aproximado de mil pessoas. Meirelles destacará o Cenário macroeconômico brasileiro: quais são nossas oportunidades, desafios, fraquezas e forças diante de outros mercados. A INTERCONF já tem confirmadas participações internacionais de confinadores da Argentina, Uruguai, Paraguai, México, Estados Unidos e da Europa.

Fonte: Texto Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias