Publicado em: 03/12/2019 às 11:50hs
Segundo levantamento da Scot Consultoria, em média, os preços dos fertilizantes nitrogenados caíram 1,3% na comparação mensal. Para os adubos potássicos e fosfatados os recuos foram, respectivamente, de 1,6% e 1,2% no mesmo período.
A ureia agrícola ficou cotada, em média, em R$1.592,86 por tonelada em São Paulo, sem o frete. Na comparação com novembro do ano passado, o insumo está custando 12,5% menos este ano.
Considerando a praça de São Paulo, atualmente são necessárias 7,05 arrobas de boi gordo para a compra de uma tonelada de ureia.
Com a forte valorização da arroba do boi gordo (37,4%) e queda no preço do adubo (2,6%), a relação de troca frente ao insumo melhorou 29,1% para o pecuarista em novembro, em relação a outubro deste ano.
Isso equivale a quase três arrobas de boi gordo a menos para a compra da mesma quantidade de ureia, na comparação com o mês anterior. Em relação a novembro de 2018, o poder de compra do pecuarista aumentou 42,5% ou aproximadamente cinco arrobas a menos para a compra de uma tonelada do adubo.
É a melhor relação de troca no período analisado, mas destacamos que o câmbio em patamar elevado poderá limitar as quedas em curto e médio prazos, ou até mesmo dar sustentação às cotações dos fertilizantes, em reais.
De qualquer forma, o momento é favorável para o pecuarista adquirir os adubos para a reforma ou recuperação das pastagens.
Do lado da demanda interna, espera-se uma retomada da movimentação no mercado de fertilizantes a partir de fevereiro, o que deverá colaborar com um cenário mais firme de preços a partir de então.
Fonte: Scot Consultoria
◄ Leia outras notícias