Bovinos de Corte

Presidente do IMAC destaca sustentabilidade da carne de Mato Grosso na COP-28

O evento ocorrerá de 30 de novembro a 12 de dezembro


Publicado em: 05/12/2023 às 15:50hs

Presidente do IMAC destaca sustentabilidade da carne de Mato Grosso na COP-28

O presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido, integra a delegação liderada pelo governador Mauro Mendes na 28ª Conferência do Clima da ONU (COP-28), em Dubai, Emirados Árabes. Seu objetivo é promover a produção sustentável de carne bovina do estado, reforçando o compromisso com a qualidade e a preservação ambiental. O evento ocorrerá de 30 de novembro a 12 de dezembro.

No dia 5 de dezembro, o Imac participará de um painel sobre a rastreabilidade da cadeia pecuária, enfatizando que Mato Grosso, com um rebanho de 34,4 milhões de cabeças e exportações de 424 mil toneladas de carne bovina em 2022, pode conciliar a produção em larga escala com a preservação ambiental.

Segundo dados do Centro de Dados Econômicos de Mato Grosso (DataHub MT), o estado é responsável por 3,5% dos alimentos consumidos globalmente, incluindo grãos e carne bovina exportada, alimentando cerca de 275 milhões de pessoas. Além disso, 62% do território mato-grossense é preservado.

O presidente do Imac enfatiza a conformidade rigorosa com o código florestal, além de uma agricultura e pecuária de larga escala que alimentam o mundo, produzindo carne de qualidade com baixa pegada de carbono e conservação da biodiversidade.

No mesmo dia, o Imac participará de um painel sobre Agricultura Sustentável e Cadeia de Fornecimento Verde. No dia 10 de dezembro, contribuirá para as discussões sobre sistemas alimentares e agricultura na Amazônia, bem como soluções climáticas baseadas na natureza.

Além disso, Caio Penido integrará as agendas do governador Mauro Mendes, abordando temas como a contribuição da agropecuária nas questões climáticas, construção de uma agenda sustentável para 2030, restauração florestal, pagamento por serviços ambientais e biocombustíveis na agenda de sustentabilidade.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias