Publicado em: 12/02/2026 às 15:00hs
A 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas trouxe à tona o papel estratégico da pecuária nos sistemas agrícolas do Rio Grande do Sul. Realizado de 24 a 26 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), o evento contou com a participação da SIA Brasil – Serviço de Inteligência em Agronegócios, que integrou a programação da Arena Pecuária, organizada em parceria com o Universo Pecuária, o Instituto Desenvolve Pecuária e outras entidades do setor.
Entre os temas abordados estiveram pecuária intensiva, rastreabilidade e integração lavoura-pecuária, sempre acompanhados de atividades práticas e degustações gastronômicas com carne, das 10h às 12h.
O painel “Lavoura de Carne: a nova Pecuária do Brasil” ocorreu em 24 de fevereiro, às 16h, na Arena de Inovação. Participaram do debate:
O objetivo do painel foi analisar a pecuária como alternativa dentro dos sistemas agrícolas, especialmente em propriedades afetadas por condições climáticas adversas e pressões de mercado sobre arroz e soja.
Segundo Davi Teixeira, o setor agrícola do Rio Grande do Sul enfrentou quatro a cinco anos de crise devido a fatores climáticos e de mercado. Mesmo com boas perspectivas para a safra 2025/2026, a pressão sobre preços limita os resultados econômicos das lavouras.
“A pecuária surge como uma terceira via, presente historicamente nas fazendas do estado. A integração de lavouras com sistemas pecuários bem manejados, usando pastagens cultivadas, aumenta a resiliência das propriedades e melhora o retorno econômico”, explica Teixeira.
A iniciativa busca mostrar aos produtores que a pecuária pode complementar a agricultura, reduzindo riscos e agregando valor aos sistemas produtivos.
Teixeira destaca que a Arena Pecuária é uma oportunidade de difundir conhecimento, colocar a carne em evidência e engajar os produtores em discussões e conteúdos práticos.
“A Abertura Oficial da Colheita do Arroz é consolidada e evidencia a força da agricultura. A pecuária, cada vez mais integrada, também tem espaço para mostrar seu papel estratégico dentro desse sistema”, conclui.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias