Bovinos de Corte

Monitoramento inteligente para criação de gado

Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão


Publicado em: 06/05/2019 às 14:20hs

Monitoramento inteligente para criação de gado

• Internet das Coisas – tecnologia em prol da saúde animal e performance da fazenda
• Novas aplicações para recria e engorda em sistemas de pastejo contínuo, rotacionado ou semiconfinamento
• Monitoramento de garantia de boi em alienação fiduciária – solução inédita da Bosch para a expansão de crédito pelos bancos para o setor pecuário.

Projeto-piloto em execução com Santander Brasil

Outro destaque da Bosch na Agrishow é a Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão - uma solução de IoT (Internet das Coisas) desenvolvida no Brasil que visa analisar a performance do gado de forma dinâmica e individual, dentro do seu habitat natural e sem a necessidade de transportá-lo para o curral. Com essa tecnologia é possível ter o controle rigoroso da performance e da saúde do gado, da operação da fazenda e ainda eliminar desperdícios de recursos naturais e de comida dos animais, por exemplo.

Além do lançamento do Módulo Performance Móvel, no estande da empresa será possível conferir as novas aplicações Módulo Performance Fixo para recria e engorda em sistemas de pastejo contínuo, rotacionado ou semiconfinamento. A Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão Fixa agora poderá ser usada em dois diferentes currais ou piquetes simultaneamente, ambos com o objetivo de otimizar o monitoramento dos animais com um único equipamento.

Independentemente da forma de regria e engorda, o gado circula livremente pelo confinamento ou no pasto. Os seus dados são obtidos por meio da leitura de um brinco eletrônico (RFID UHF) e enviados para uma rede de dados cada vez que o animal passa pelo módulo. A partir desse momento, a Bosch processa as informações e fornece indicadores-chave para o cliente, como a taxa de ganho diário de peso, a efetividade da dieta, se apresenta sinais de doença, se está tomando água suficiente, entre outros dados importantes para analisar a performance do animal.

Monitoramento de garantia de boi – Projeto-piloto com o Santander Brasil

Outro destaque da Bosch na Agrishow é o protótipo de uma solução inédita no mundo, que permitirá que o pecuarista pleiteie uma linha de crédito com uma instituição financeira habilitada, dando como garantia somente o seu rebanho de gado. A Bosch e o Santander Brasil juntaram-se para o desenvolvimento desta solução financeira, já tendo contratado cinco fazendas-piloto no País.

Assim que a solução estiver homologada, o produtor poderá acessar uma linha de crédito de alienação fiduciária de boi, tendo como pré-requisito a apresentação de garantia monitorada pela Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão. O novo sistema de monitoramento, dotado de Inteligência Artificial (AI), detecta o comportamento e os parâmetros dos animais registrados na garantia bancária e, simultaneamente, fornece dados chave para que o pecuarista aperfeiçoe o manejo de seu plantel na recria e no confinamento. A solução também minimiza o risco de fraude tanto para o banco quanto para o pecuarista.

O produto financeiro do Santander Brasil em teste é a Cédula de Produto Rural (CPR) de boi gordo. O CPR é um financiamento que ajuda o produtor rural nas atividades de seu negócio, com o compromisso de pagamento na época de comercialização. O Banco compra a CPR e antecipa os recursos ao empreendedor, que se compromete a resgatar a cédula em seu vencimento e oferece como garantia o seu produto físico - nesse caso, o rebanho bovino. Na operação, o produtor opta por instalar o sistema da Bosch que passa a ter a sua garantia monitorada. Futuramente, outras formas de financiamento poderão ter a solução tecnológica da Bosch incluída.

Esta solução tecnológica de monitoramento do gado habilita o banco a operar linhas de crédito com menor tempo de acesso ao dinheiro pelo fazendeiro (em aproximadamente três dias, restando somente o tempo de registro no cartório para que o dinheiro esteja disponível na conta corrente do pecuarista) e com prazos de pagamento da alienação de até 18 meses (em desenvolvimento). O valor do monitoramento também pode ser financiado pelo banco, juntamente com a operação de crédito e utilizando os mesmos animais em garantia. Ao mesmo tempo, o pecuarista pode melhorar sua estratégia de alocação das garantias (terras e fundos), potencializando o aumento de seus limites de créditos.

Mais informações sobre as soluções Bosch para o agronegócio no conteúdo especial Como alimentar o mundo.

Mais informações sobre o Santander Brasil: www.santander.com.br