Publicado em: 15/09/2015 às 14:50hs
O aumento da produtividade na pecuária é essencial não apenas para o aumento da produção, mas também para o maior retorno econômico dos criadores. Para auxiliar os pecuaristas do Paraná na seleção dos animais, contribuindo com esse processo de profissionalização da atividade, a ABCZ promoverá em Londrina, no dia 15 de setembro, a 11ª Etapa do Circuito 100% Programa de Melhoramento Genético Zebuíno (PMGZ). O evento será realizado no hotel Blue Tree Premium Londrina – Sala Topázio III – Av. Juscelino Kubitchek, 1.356 – Centro, a partir das 18h.
O melhoramento genético será debatido por importantes nomes da produção e da pesquisa, que abordaram o aumento da produtividade e a sustentabilidade na pecuária, como Cristiano Botelho, Gerente Comercial do PMGZ; e Fabyano Fonseca e Silva, professor e pesquisador da Universidade Federal de Viçosa.
O aumento de produtividade é o foco principal do PMGZ, informa o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos. Para o dirigente, as taxas atuais de lotação das fazendas destinadas à pecuária no Brasil, que giram em torno de 0,9 unidade animal/hectare, podem dobrar rapidamente. Para isso, a qualidade da genética bovina e a gestão sustentável das propriedades rurais são essenciais.
Sobre o PMGZ – O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos auxilia os criadores no processo de seleção da fazenda, identificando os bovinos mais precoces, férteis, de melhores índices de ganho de peso ou de produção leiteira. Além de agregar valor ao rebanho, tem a vantagem de diminuir o custo de produção por unidade de produto e melhorar a relação custo/benefício. Disponibiliza ao mercado informações genéticas consistentes que atestam a performance dos rebanhos inscritos em suas provas zootécnicas.
Completando 22 anos em 2015, o PMGZ conta com uma base de dados que começou a ser construída em 1968. Desde então, foram estudados 1,8 mil rebanhos. Hoje, o programa conta com 280 mil matrizes ativas e recebe mais de 230 mil novos animais por ano. Em volume, já superou a marca dos 9 milhões de indivíduos avaliados, sendo o maior banco de dados de raças zebuínas do mundo.
Segue a programação completa do Circuito 100% PMGZ em Londrina, no dia 15 de setembro:
- 18h: Abertura
- 18:30 “O PMGZ como ferramenta no contexto da sustentabilidade”: Cristiano Botelho (PMGZ)
- 19:30 “Como a genética pode contribuir para a produção de carne e leite sustentável?”: Fabyano Fonseca e Silva (UFV)
Fonte: TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
◄ Leia outras notícias