Publicado em: 22/02/2022 às 13:20hs
O Instituto Luiz Girão dá continuidade às ações bem-sucedidas de 2021, entre elas o financiamento de novilhas para pequenos produtores, que faz parte das iniciativas do Projeto Nordeste Leiteiro e segue, pelo segundo ano consecutivo, no trabalho para a melhoria e desenvolvimento da produção leiteira no Nordeste.
Na ação, o braço social da Betânia Lácteos atua como intermediário entre o produtor parceiro, a instituição financeira responsável pelo limite de crédito e a fazenda fornecedora dos animais, facilitando, assim, a compra desses animais com condições que visam não comprometer o capital de giro do negócio do produtor. Atualmente, a organização possui convênio firmado com a Sicredi e Banco do Brasil para execução da iniciativa.
O financiamento de novilhas leiteiras de alto padrão genético está diretamente ligada ao desenvolvimento sustentável da produção de leite no Nordeste, pois o crescimento dos rebanhos promove aumento da produção e captação de leite a longo prazo.
Em 2021, foram financiados um total de 122 animais para 16 produtores, o equivalente a R$ 976 mil financiados. Com o bom ritmo do projeto, que já contribui com o financiamento de 18 animais apenas em janeiro deste ano, o objetivo para 2022 é ultrapassar os bons resultados do ano anterior e chegar ao número de 180 animais financiados.
“Seguimos com o trabalho constante de identificar novas demandas de financiamento de animais e trabalhar junto das necessidades dos produtores locais, pois é nessa troca que conseguimos identificar oportunidades de desenvolvimento da pecuária leiteira”, conta David Girão, presidente do Instituto Luiz Girão. “Estamos confiantes em seguir essa parceria com as fazendas no ano de 2022, dando continuidade a um trabalho que deu muito certo no último ano”.
O Projeto Nordeste Leiteiro é um programa de fomento estruturado com estratégia totalmente inovadora, voltada para promover um salto de produtividade, competitividade e sustentabilidade da pecuária no Nordeste através de diversas iniciativas implantadas de forma gradativa, desde o apoio financeiro até assistência técnica e formação de novos produtores das próximas gerações.
Fonte: Instituto Luiz Girão
◄ Leia outras notícias