Bovinos de Corte

GERAR CORTE realiza, em Cuiabá/MT, a quarta reunião técnica do ano

Encontro entre técnicos do Grupo e convidados ocorrerá em 21 e 22 de agosto


Publicado em: 20/08/2019 às 14:50hs

GERAR CORTE realiza, em Cuiabá/MT, a quarta reunião técnica do ano

Nesta quarta e quinta-feira (21 e 22 de agosto), o GERAR CORTE 2019 (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) realizará a sua quarta reunião do ano, dessa vez em Cuiabá/MT, no Hotel Deville Prime. O encontro, que promove discussões sobre as principais técnicas de reprodução bovina – entre outros assuntos importantes ligados à atividade pecuária – contará com cerca de 120 pessoas, entre técnicos do Grupo MT, palestrantes, representantes de centrais de genética e demais convidados.

O Mato Grosso é responsável pelo maior rebanho bovino do Brasil, com aproximadamente 30 milhões de cabeças. Também é o Estado brasileiro que mais comercializa sêmen bovino no País, respondendo por quase 20% do mercado nacional, de acordo com dados da Associação Brasileia de Inseminação Artificial (Asbia). Regionalmente, o GERAR MT é o segundo grupo (entre os sete existentes) que mais envia dados anuais de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), ficando atrás somente do GERAR GO.

Segundo Izaias Claro Junior, Gerente de Serviços Técnicos de Bovinos da Zoetis, além dos dados novos sobre os protocolos de IATF e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo), aplicados na última estação de monta (2018-2019), “as reuniões deste ano trarão como grande novidade a realização de workshops sobre metodologias de avaliação de indicadores financeiros e rentabilidade na pecuária de cria”, diz.

A organização dessas oficinas práticas ficará sob responsabilidade da equipe do zootecnista Antonio Chaker El-Memari Neto, coordenador do Inttegra – Instituto de Métricas Agropecuárias. “O aperfeiçoamento em gestão financeira e a busca pela maior eficiência reprodutiva dos rebanhos de cria caminham lado a lado e são fundamentais para o aumento da rentabilidade na pecuária brasileira de corte”, destaca Izaias. Além disso, na reunião de Cuiabá teremos outra novidade, que é a palestra sobre “Liderança” que será ministrada pelo Wellington Souto da Inspire Desenvolvimento Humano.

Para Rafael Moreira, Gerente de Produtos da Linha Reprodutiva Bovinos da Zoetis, o GRUPO GERAR trabalha com o compromisso de apresentar somente dados e indicações que foram alvos de estudos e aplicações práticas, ou seja, com validações a campo, fundamentadas tecnicamente pelos integrantes do Grupo. “São premissas que geram grande segurança na utilização das tecnologias de reprodução, favorecendo a busca pela maior eficiência reprodutiva do rebanho e, consequentemente, trazendo aumento de produtividade na pecuária”, observa Moreira.

Sobre o GERAR CORTE

O GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) é um grupo qualificado de 250 técnicos, que trabalha e discute inovações e resultados referentes à IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo). Os dados são coletados nas fazendas de gado de corte atendidas pelos técnicos, analisados pela equipe da UNESP-Botucatu-SP e apresentados nas reuniões anuais do grupo GERAR.