Publicado em: 09/12/2024 às 09:00hs
A Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte) de 2024 marcou um importante retorno ao calendário do agronegócio brasileiro, consolidando-se como um ponto estratégico para o setor. Realizada em Presidente Prudente (SP), cidade que abriga o maior rebanho de gado do estado, com cerca de 1,6 milhão de cabeças, a feira atraiu 8 mil visitantes e envolveu diversos agentes da cadeia produtiva da carne.
A edição de 2024 da Feicorte foi destacada pela sua grandiosa estrutura, que ocupou uma área de 84 mil metros quadrados, sendo 5.800 metros quadrados cobertos e contando com um espaço voltado para a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). O evento contou com mais de 100 expositores, cerca de 500 animais de dez raças bovinas, além de equinos, cinco leilões e 45 horas de conteúdo técnico. Ao longo da feira, 40 palestrantes participaram de debates sobre inovações, tendências e desafios do setor.
A CEO da Verum, empresa promotora do evento, Carla Tuccilio, destacou a importância do encontro para fortalecer a rede de conexões do setor. “Empresas, produtores e especialistas de todo o Brasil se reuniram para promover um ambiente de networking estratégico, trocando conhecimento e apresentando soluções inovadoras que visam aumentar a eficiência na produção de carne”, afirmou.
A Feicorte 2024 foi mais do que um evento de negócios; foi um marco para a cadeia produtiva da carne brasileira. “A feira reafirma seu papel como palco para fomentar o desenvolvimento sustentável e a excelência da carne brasileira, sendo um espaço onde negócios são fechados e o futuro da pecuária brasileira é moldado”, complementou Tuccilio.
O diretor-geral da Verum, Aílton Rogério Barbosa, também ressaltou a importância do evento. “A Feicorte representa um marco no calendário do agronegócio, com uma estrutura robusta e ativações diferenciadas focadas na carne. Já podemos afirmar que é um sucesso e será realizada anualmente”, destacou.
A abertura da feira contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que anunciou medidas significativas para o setor, como o lançamento do Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos de São Paulo (SIRBOV-SP), a entrega de mais de 500 títulos de propriedade rural e a criação do Fundo de Defesa Estadual da Sanidade Animal (FUNDESA), que será encaminhado à Assembleia Legislativa.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do estado, Guilherme Piai, o evento superou as expectativas. “A reativação da Feicorte foi um sucesso, com grande apoio da iniciativa privada. O evento, que não acontecia há 10 anos, foi fundamental para fortalecer o setor”, afirmou.
O destaque da feira foi a valorização da carne bovina, especialmente no espaço Beef Hour by Feicorte, onde especialistas discutiram qualidade e produção da carne, e assadores prepararam cortes especiais para degustação. O evento também contou com uma seleção de produtores artesanais que apresentaram produtos de alta qualidade.
Roberto Grecellé, curador de conteúdo de carne da Feicorte, ressaltou os avanços da cadeia produtiva. “A carne bovina deixou de ser uma ‘loteria’ e passou a ser padronizada, com marcas consolidadas e técnicas aplicadas”, afirmou.
A exposição de animais, com destaque para as raças Angus, Brahman, Nelore, Wagyu e outras, foi um dos grandes atrativos. Além dos julgamentos, leilões e desfiles, a feira contou com a participação de criadores de cinco estados, o que evidenciou a relevância do evento para o setor. “A adesão dos criadores foi surpreendente, consolidando a Feicorte como um evento de referência para a divulgação das raças”, afirmou Alex Arikawa Miyasaki, responsável pela captação de expositores.
A Feicorte também foi palco para discussões técnicas relevantes, como o Fórum "A Conta do Boi", que abordou a viabilidade econômica das etapas da pecuária. Além disso, o 2º Simpósio ReprodOeste, em parceria com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), discutiu o impacto da reprodução na rentabilidade da pecuária. A universidade também envolveu seus estudantes e professores nas diversas atividades do evento.
Outro destaque foi o Leilão Pecuária Solidária, realizado durante a feira, que arrecadou mais de R$ 600 mil para o Núcleo Ttere de Trabalho – Realização, uma entidade assistencial. A inclusão de ações sociais no evento reflete o compromisso do agronegócio com a responsabilidade social.
A Feicorte 2025 ocorrerá de 17 a 23 de junho, em Presidente Prudente, com expectativas de um evento ainda mais robusto. "Estamos planejando uma edição ainda mais estruturada, com foco em atender às necessidades do setor, apresentando inovações e soluções sustentáveis para o mercado", concluiu Carla Tuccilio.
A realização da Feicorte foi promovida pela Verum, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e contou com patrocínios de grandes empresas do agronegócio.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias