Publicado em: 02/12/2025 às 11:35hs
A ExpoVizinhos, realizada no Parque de Exposições de Dois Vizinhos (PR), evidenciou o avanço genético das raças Hereford e Braford, reunindo exemplares de destaque nas categorias argola e rústico. O evento, organizado pelo Núcleo Força Cara Branca de Hereford e Braford do Sudoeste do Paraná (NFCB), integrou oficialmente o calendário de exposições da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).
Na categoria Hereford argola, a Cabanha Vento Aragano, de Francisco Beltrão (PR), conquistou os principais títulos tanto entre fêmeas quanto machos Polled Hereford PO.
Entre as fêmeas Braford argola, a grande campeã foi a terneira menor tatuagem 0002, da Cabanha Missioneira, de Seara (SC). A Fazenda 2A, de Palmas (PR), conquistou o título de campeã terneira com a tatuagem FIVC030.
Nos machos, o tatuagem 04, da Fazenda Alvorada, de Água Doce (SC), foi eleito campeão terneiro menor e grande campeão da categoria.
Na categoria rústico Hereford, a Cabanha Vento Aragano se destacou com a vaca tatuagem 22, eleita melhor vaca adulta e melhor vaca rústica na classe Polled Hereford PO.
Polled Hereford PC: A BGL Florestal e Agropecuária LTDA., de General Carneiro (PR), foi campeã com o lote de vaquilhonas tatuagens 0222, 0923 e 1222. A Fazenda Alto Alegre, também de General Carneiro, conquistou o título de melhor vaquilhona e melhor rústica com a tatuagem 0823.
No Braford rústico, a Fazenda Caracarai, de Palmas (PR), conquistou o título de lote campeão terneira e lote grande campeão entre as fêmeas (tatuagens 34, 54 e 57).
Entre os machos, a Fazenda 2A, de Palmas, ficou com o lote campeão júnior e lote grande campeão (tatuagens FIV34, FIV35 e FIV36). O título de melhor três anos e melhor rústico foi para o exemplar tatuagem I68, da Agropecuária Graminho, de Mangueirinha (PR), enquanto a melhor terneira e melhor rústica ficou com a fêmea tatuagem 104, da Fazenda Caracarai.
A ExpoVizinhos reforçou a qualidade genética e a evolução das raças Hereford e Braford, demonstrando o compromisso de produtores e associações em fortalecer a produção de carne de qualidade no Paraná. O evento também serve como vitrine para técnicas de manejo e seleção genética que aumentam produtividade e sustentabilidade do setor.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias