Publicado em: 16/10/2018 às 17:00hs
O valor das exportações de carne bovina dos Estados Unidos bateu um recorde histórico ao ultrapassar a marca dos US$ 750 milhões em agosto. De acordo com informações da US Meat Export Fedeation (USMEF), as exportações totalizaram aproximadamente 200 mil toneladas, representando um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo o CEO e presidente da USMEF, Dan Halstrom, as exportações de agosto representaram 13,2% da produção total de carne bovina do país, acima dos 12,5% que foram registrados no ano anterior. Levando em consideração apenas os cortes de carne, o percentual exportado foi de 11,2% ante 10,4% em 2017.
“A USMEF está animada com os recentes desenvolvimentos de acesso a mercados alcançados pelo escritório do representante de comércio dos Estados Unidos e também do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), com condições favoráveis sendo preservadas no México, Canadá e Coréia do Sul e também negociações com o Japão”, comenta.
Segundo dados do Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o principal concorrente dos norte-americanos nesse cenário é o Brasil, que vendeu cerca de 844 mil toneladas de proteína bovina para o exterior no primeiro semestre do ano, ou seja, 8,3% a mais que no mesmo período do ano passado. Para, Halstrom, a alternativa para os EUA se destacarem ainda mais no mercado é reforçando as negociações com o Japão.
“Um acordo de comércio com o Japão traria oportunidades para uma expansão ainda maior, à medida que a carne bovina dos EUA se tornasse mais acessível para os consumidores japoneses e estivesse de volta ao mesmo nível da carne bovina australiana”, conclui.
Fonte: Agrolink
◄ Leia outras notícias