Publicado em: 08/04/2019 às 07:20hs
A 59ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (Expolondrina) terá, pela primeira vez, a participação massiva de criadores que selecionam a raça Senepol no estado do Paraná. Durante o evento, que acontecerá de 5 a 14 de abril, no Parque Ney Braga, haverá um pavilhão exclusivo para o Senepol, com a mostra de 50 animais de nove criatórios paranaenses. A iniciativa tem o apoio institucional da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), que será representada pelo diretor de Marketing, Ricardo Arantes.
O pecuarista Erik Jan Petter, que seleciona a raça na cidade de Castro/PR, expõe animais na Expolondrina desde 2010, mas acredita que a participação conjunta dos criadores neste ano dará maior visibilidade para o Senepol. “A raça vem conquistando os criadores do Paraná por apresentar resultados superiores em cruzamento e pela fertilidade das fêmeas”, assegura Petter, do criatório Koelpe Senepol. Selecionada há 18 anos no Brasil, a raça já conta com um rebanho de mais de 100 mil animais registrados pela ABCB Senepol. No Paraná, assim como nas principais regiões produtoras de gado de corte, o número de criadores vem crescendo nos últimos anos em decorrência de características de grande impacto econômico, como maior velocidade de ganho de peso e bom acabamento de carcaça. Os animais vêm sendo utilizados em cruzamentos com Nelore e outras raças para a produção de carne de qualidade, permitindo maior rentabilidade ao produtor.
Segundo o criador Sadi Isper Filho, do Senepol Luar, de Santa Mariana/PR, o grupo fez um planejamento antecipado para ampliar a participação na Expolondrina, pois a feira é uma importante vitrine para o agronegócio brasileiro. “A raça tem muito a contribuir para a pecuária de corte do País. Por isso, nos unimos e estamos otimistas com o evento. No pavilhão, haverá um espaço para receber os visitantes, que poderão esclarecer dúvidas sobre a raça, conhecer os projetos da ABCB Senepol para a melhoria genética dos animais e apresentar nossos trabalhos de seleção”, diz Isper Filho, que, juntamente com o criador Adilson Edson Reich, comanda o Senepol Luar. O grupo de senepoleiros do Paraná ainda é composto pelos pecuaristas: Alaor Taques Filho (Mococa Senepol/Ventania-PR); Arthur Cesar Vigilato (4A Senepol/Campo Mourão-PR); Araripe S. G. Pereira (Senepol Terra Morena/Marialva-PR); Diogo Bianchi (3B Senepol/Campo Mourão-PR); Guilherme Garcia Gois (Agropecuária Gois / Umuarama-PR); José Valdir Brescansin (Senepol São Geraldo/Marialva-PR); e José Cláudio Menarin (Senepol a Campo/Ventania-PR).
Este será o segundo evento com a participação oficial do Senepol no Paraná. No 31º Show Rural Coopavel, em Cascavel, também houve mostra de animais. “Este foi o segundo ano que a raça esteve exposta na feira e notamos que o trabalho de fomento realizado na edição de 2018 já deu bons resultados. Além de visitantes interessados em conhecer detalhes técnicos do Senepol, muitos aproveitaram a Show Rural para adquirir animais. O fato de o touro Senepol cobrir a vacada a campo mesmo em regiões de clima mais quente e os resultados que imprime
Fonte: Expolondrina 2019
◄ Leia outras notícias