Publicado em: 18/12/2024 às 07:00hs
Potencial do Brangus Nacional
O Dia de Campo realizado pela CRIO – Central Genética Bovina, na terça-feira (10/12), em Cachoeira do Sul (RS), reuniu criadores e representantes de diversas centrais de inseminação do Brasil para reforçar o potencial de crescimento do Brangus nacional. Durante o evento, Fernando Velloso, sócio-proprietário da CRIO e inspetor técnico da Associação Brasileira de Brangus (ABB), destacou a necessidade de maior valorização da genética brasileira da raça.
Segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), entre 2018 e 2023, apenas 44% do sêmen Brangus utilizado no país provém de touros nacionais. "Hoje, grande parte do mercado é dominado pelo Brangus importado. Os criadores brasileiros precisam confiar mais na genética local, que oferece excelentes resultados em fertilidade, produção e desempenho", enfatizou Velloso.
Cacaio Osório, presidente da ABB, reforçou o compromisso da entidade em fomentar o desenvolvimento do Brangus brasileiro. “Estamos trabalhando junto ao Conselho Técnico para validar iniciativas que valorizem a genética nacional. Nosso objetivo é mudar esse cenário, mantendo a mesma qualidade genética e explorando o grande potencial da raça no país”, afirmou.
A CRIO tem desempenhado um papel importante no fortalecimento da raça no mercado brasileiro. Atualmente, a empresa conta com 27 touros Brangus em coleta, o que representa 25% do total de animais da central. Muitos desses reprodutores são oriundos de provas de eficiência alimentar conduzidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
"Além de termos um número significativo de touros em coleta, vários desses animais possuem um grande volume de doses produzidas, contribuindo para 25% das doses de sêmen Brangus disponíveis no mercado nacional", destacou Velloso.
O evento reuniu cerca de 60 participantes, incluindo membros da diretoria da ABB, criadores e representantes de centrais de inseminação como Select Sires, Solução Genética, Central Bela Vista, ABS Pecplan e CRV Lagoa. Realizado na sede da CRIO, o encontro reforçou o compromisso do setor em consolidar o Brangus nacional como uma alternativa competitiva e de alta qualidade para o mercado.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias