Publicado em: 03/09/2019 às 07:40hs
A estação de monta (EM) é uma prática para o acasalamento entre vacas e touros, ou inseminação artificial (IA), durante um período pré-determinado do ano, tendo como objetivo principal aumentar a eficiência reprodutiva. “Um rebanho com baixos índices reprodutivos causa prejuízos e impacta diretamente na lucratividade das fazendas”, ressalta Bruno Lima, veterinário da Virbac – indústria farmacêutica veterinária.
Os baixos índices podem ser atribuídos a diversas causas, sendo que as mais comuns são: problemas sanitários (doenças reprodutivas) e deficiência nutricional subclínica. Lima comenta as causas e soluções para esses problemas. Confira!
Desafios sanitários
Estima-se que aproximadamente 50% das perdas embrionárias e fetais em bovinos estejam relacionadas a agentes infecciosos causadores de doenças reprodutivas presentes no sistema reprodutivo dos touros e das vacas. Os agentes mais prevalentes no Brasil são o vírus da Diarreia Viral Bovina (BVD) e a Rinotraqueíte Infecciosa Bovina (IBR), além das bactérias do gênero Campylobacter - causadoras das Campilobacterioses - e Leptospiras, causadoras das Leptospiroses.
Repetição de cio, abortos, mortalidade, reabsorção embrionária e baixa taxa de natalidade são alguns dos sintomas que apontam a presença dessas infecções no rebanho. “Essas doenças podem ser controladas com a adoção de calendários sanitários com vacinas reprodutivas, tais como a Bovigen® Repro Total SE, da Virbac”, explica Lima.
Deficiências nutricionais
A baixa eficiência produtiva dos rebanhos também pode estar relacionada com as deficiências minerais subclínicas. “O caráter subclínico, que acontece sem manifestação de sintomas, é tão perigoso quanto doenças com manifestações clínicas por conta da dificuldade de diagnosticar o que está causando baixa produtividade”, comenta.
Os minerais exercem importantes funções sobre a reprodução dos bovinos e suas deficiências podem causar desequilíbrio hormonal, resultando em falta de cio, baixa função ovariana, cios irregulares e outras patologias relacionadas com a fertilidade, tanto nos machos como nas fêmeas. “Isso prejudica diretamente os resultados na estação de monta e, por isso, o produtor precisa suplementar o rebanho de forma ágil e eficaz”, explica Lima. Tendo isso em vista, o conceito de Mineralização Injetável é uma das melhores opções para esses casos. O Fosfosal®, da Virbac, por exemplo, visa a suplementação rápida de nutrientes essenciais em momentos de alto desafio metabólico-nutricional, como durante os protocolos de IATF.
Fonte: bcbiz
◄ Leia outras notícias