Bovinos de Corte

Em 20 anos, Programa Montana constituiu o maior banco de dados de animais compostos do mundo

O Programa Montana está completando 20 anos de trabalho. Ao longo desse período, os parceiros da iniciativa comercializaram cerca de 17 mil touros, que geraram aproximadamente 357 mil bezerros cruza Montana


Publicado em: 02/05/2014 às 12:10hs

Em 20 anos, Programa Montana constituiu o maior banco de dados de animais compostos do mundo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a partir de 2000, já emitiu mais de 13 mil Certificados Especiais de Identificação e Produção (CEIP) para touros Montana.

Esse trabalho permitiu a disseminação do gado composto entre centenas de projetos pecuários no País. São onze produtores de touros no Brasil, Uruguai e Paraguai trabalhando na seleção e melhoramento genético do Montana para oferecer animais cada vez melhores ao mercado. O banco de dados do Montana é o maior do mundo entre os bovinos compostos avaliados.

Os números do Programa Montana mostram a crescente procura e o interesse dos pecuaristas brasileiros pelo gado Montana. A raça, desenvolvida inicialmente para atender a demanda por touros capazes de trabalhar em ambiente tropical e produzir animais de qualidade, aos poucos foi ganhando espaço para se tornar uma das melhores opções de genética melhoradora e produtora de carne.

Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana, informa que, desde o início, o projeto foi traçado com base nas mais modernas tecnologias do melhoramento genético disponíves, com a consultoria e supervisão de geneticistas e técnicos competentes. “Foram usados os melhores touros do mundo de diversas raças especializadas em carne, mesmo as pouco conhecidas no País. Tudo isso para agregar o melhor da pecuária mundial num animal único”, afirma Giacomini que ainda ressalta “o resultado é uma raça altamente funcional, com elevado desempenho produtivo e reprodutivo, que oferece retorno econômico comprovado para os seus criadores”.

Histórico - O Programa Montana iniciou seus trabalhos em 1994 através de uma parceria entre criadores norte-americanos e brasileiros, que buscavam soluções para trabalhar em ambiente tropical, produzir ganho de peso superior, precocidade sexual e carne de qualidade, gerando heterose tanto com vacas cruzadas como no rebanho predominantemente zebuíno existente no Brasil. O objetivo era a produção de reprodutores funcionais, com altos índices de produtividade e heterose, sem perder a adaptação. Atualmente, sul, sudeste e centro-oeste são as regiões com maior número de animais Montana. Goiás é o principal polo de comercialização de reprodutores Montana e também possui o maior rebanho, seguido por MT, MS, MG e RS. Todos os animais são rigidamente avaliados pelos geneticistas da USP/Pirassununga e possuem o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), documento emitido pelo Ministério da Agricultura para os 26,5% melhores touros da safra, ou seja, animais verdadeiramente melhoradores.

Para mais informações acesse www.compostomontana.com.br ou ligue para (17) 3011-6775.

Fonte: Texto Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias