Bovinos de Corte

Devon aposta na tradição para crescer na Expointer 2015

A Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) ajusta os últimos detalhes para sua participação na edição 2015 da Expointer, que acontece entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio


Publicado em: 21/08/2015 às 12:30hs

Devon aposta na tradição para crescer na Expointer 2015

Ao contrário de 2014, quando o Devon foi a única raça britânica de corte que teve aumento no número de animais inscritos e de expositores na feira, neste ano a raça acompanhará a média geral da Expointer, com 55 animais inscritos – contra 76 do ano passado – de 33 expositores diferentes. “O setor do agronegócio acompanha o panorama geral da economia brasileira, é inevitável. Porém, é preciso destacar que estamos mantendo toda a grade de programação na feira, com todos os eventos e premiações tradicionalmente realizados. Seguimos renovando e buscando novos nichos de mercado, apostando na tradição e na qualidade do Devon”, afirma Elizabeth Cirne Lima, presidente da ABCD.

Um dos principais objetivos da Associação na feira continua sendo valorizar a integração das famílias em torno do Devon, através de diferentes ações. A ABCD mantém a realização dos prêmios Chiripá, que reconhece a participação direta das mulheres na criação do Devon no Brasil, e do Jovem Expositor, que chega a sua quinta edição neste ano. “Temos como um pilar forte na Associação a presença e participação das famílias na criação da raça. Enxergamos isso em todos os eventos que realizamos, e na Expointer não é diferente. Com estas duas premiações, revitalizamos nosso trabalho através da participação de filhos, netos e sobrinhos e valorizamos a presença das mulheres na criação da raça”, diz Henrique Ribas, vice-presidente comercial da ABCD.

Os julgamentos de machos e fêmeas de argola ocorrem em 02/09 (quarta-feira), mesma data de realização do Troféu Chiripá e do Prêmio Jovem Expositor. Já o julgamento dos rústicos acontece no dia 03/09 (quinta-feira). Neste ano, as avaliações da raça ficarão a cargo do tradicional criador Almor Antoniolli, grande entusiasta da raça e que ganhou notoriedade ao desbravar e levar o gado Devon para o Sudoeste da Bahia, onde fundou a cabanha Prata Nova. Lá, ele cria exemplares Devon, Nelore e Bravon. Almor foi um dos primeiros ruralistas gaúchos a enxergar a potencialidade do Brasil Central para a pecuária de corte. “Espero poder colaborar e utilizar os meus mais de 50 anos de experiência na avaliação dos excelentes exemplares que estarão em pista”, diz ele, que já foi jurado da raça na Expointer em 1999.

A ABCD também está pronta para participar da Vitrine da Carne Gaúcha, ação promovida pela Federação de Agricultura do RS (Farsul), em parceria com os programas de carne de qualidade do RS. A Associação participa desde a primeira edição do evento, que tem como principal objetivo mostrar aos visitantes da feira as qualidades das raças em termos de acabamento de carcaça, sabor, maciez e marmorização. Os novilhos que serão enviados para terminação pertencem à Fazenda Palmeira, propriedade de Cláudio Ribeiro, e serão preparados pelo frigorífico Coqueiro.

Outra novidade que poderá ser percebida pelos visitantes do Parque de Exposições Assis Brasil é a reforma do estande e do restaurante da ABCD na feira, que ganhou melhorias na sua infraestrutura, com ampliação e modernização dos espaços. “Fizemos essa reforma com o objetivo de melhor servir associados e público no nosso restaurante, servindo a melhor carne do parque”, diz Adelar Santarém, vice-presidente administrativo.

Leilão Top Devon

Neste ano, o leilão Top Devon acontece em 03/09 (quinta), às 14h, ofertando em pista animais rústicos e de galpão. O leilão será realizado pela empresa Rédea Remates. Serão ofertados 17 animais selecionados por cinco expositores diferentes.

Fonte: Moglia Comunicação

◄ Leia outras notícias
/* */ --