Publicado em: 23/06/2021 às 09:20hs
“Avaliamos 351 machos de seis pecuaristas na etapa. Setenta e dois por cento dos animais tinham até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade), sendo 25% com até dois dentes incisivos permanentes (cerca de dois anos de idade) e 81% dos animais atingiram peso de mais de 18 arrobas, com média de 19,5 arrobas”, informa o gerente executivo da ACNB, André Locateli.
Epaminondas de Andrade, da Fazenda Vale do Boi (Carmolândia/TO), recebeu a Medalha de Ouro de Melhor Lote de Carcaças de Machos.
“Participar das etapas do Circuito Nelore de Qualidade é muito importante para mostrar a qualidade do Nelore e constatar a consistência do nosso trabalho de melhoramento genético de mais de 40 anos. Essa é a nossa 5ª participação em Tocantins. Já fomos a Colinas e Araguaína, em 2005, e Araguaína em 2008, 2009 e 2019, quando também vencemos. Tudo soma, desde a visualização dos lotes antes do abate até a análise das carcaças para entender como conduzir a genética, o manejo e a nutrição para obter o produto que o mercado consumidor valoriza”, destaca Ricardo José de Andrade, zootecnista e responsável pela Fazenda Vale do Boi.
A Fazenda Vale do Boi recebeu sua 2ª Medalha de Ouro do Circuito. A propriedade venceu também em 2019, além de obter bons resultados em outras edições.
Espólio de Alacide Negreiros Rodrigues da Fazenda Mariana (Santa Fé do Araguaia/TO) e Eduardo Ferreira de Vasconcelos Silva da Fazenda Triunfo (Governador Edilson Lobão/MA) ficaram com as Medalhas de Prata e Bronze, respectivamente. A Fazenda Mariana já obteve uma Medalha de Ouro no Circuito, conquistada em 2018, na etapa de Araguaína.
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB.
Fonte: Texto Assessoria
◄ Leia outras notícias