Bovinos de Corte

Com assessoria da Premix, propriedade aumenta lucro em 338%

Sítio São João, em Patrocínio Paulista (SP), foi o vencedor do Desafio Gestão de Peso


Publicado em: 21/06/2022 às 15:20hs

Com assessoria da Premix, propriedade aumenta lucro em 338%

A Premix apresenta os resultados de uma pequena propriedade no interior paulista, que teve aumento de 338% no lucro em um ano. Ela foi selecionada para receber o projeto Desafio Gestão de Peso, campanha criada em outubro de 2020 com o objetivo de ajudar pequenos pecuaristas a melhorarem seus resultados.

O Sítio São João, em Patrocínio Paulista (SP), que pertence a Renato Fantinati, seu irmão Ricardo e seu pai Macildo Fantinati, foi o vencedor da campanha que recebeu centenas de inscrições. A propriedade iniciou o projeto com um rebanho de 72 animais no leite e 30 no corte.

O objetivo da equipe técnica, liderada pelo consultor da Premix, Danilo Arelaro, era tornar a pequena fazenda da família em um negócio economicamente produtivo e sustentável, através de técnicas de gestão, manejo e nutrição.

Os trabalhos de acompanhamento e gestão do Sítio São João aconteceram entre abril de 2021 e março de 2022. Em conjunto com os proprietários, foi estabelecido o “plano de voo” com sete passos para alcançar os objetivos propostos pela equipe.

As mudanças envolveram reforma de pastagens degradadas com plantio de capim e milho, correção na aplicação de adubo nitrogenado, ajustes na dieta dos animais através do monitoramento da silagem, divisão de áreas em piquetes, alterações e adaptações na rotina da propriedade e a capacitação da equipe, para manter a evolução dos procedimentos adotados.

Para melhorar a produtividade e a qualidade do leite foram implementados a pesagem mensal de leite, a desinfecção pré e pós dipping, o controle de mastite subclínica, o cálculo de dias em lactação e o descarte de matrizes por produtividade. O diagnóstico de gestação foi aperfeiçoado, assim como critério de arraçoamento, fertilização das pastagens, planilha de controle reprodutivo e o controle de receitas e despesas. 

Durante os 12 meses do projeto, a Premix realizou treze visitas na propriedade, o equivalente a 143 horas de orientação do consultor Danilo Arelaro ao longo do projeto, que também contou com todo o apoio e a dedicação dos proprietários e colaboradores. 

Com isso, o Sítio São João conseguiu alcançar os resultados projetados, aumentando seu lucro de R$ 10.295 para R$ 45.098 no leite. Já a produção do gado de corte da propriedade será implementada no próximo ciclo produtivo 2022/2023. 

O consultor técnico Danilo Arelaro reforça que a vontade do proprietário foi muito importante para enfrentar o desafio e tomar as ações para conquistar os resultados projetados.

Para Ricardo Fantinati, um dos proprietários do Sítio São João, a parceria com a Premix foi muito valiosa. “Ganhamos muito com todas as informações e sabemos que o trabalho não terminou. Agora temos um pouco mais de conhecimento e bagagem para fortalecer a nossa atividade. Estamos satisfeitos e orgulhosos por termos participado desse projeto”, ressalta.

Lauriston Bertelli, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Premix, avalia que todos os objetivos estabelecidos pelo projeto Desafio Gestão de Peso para a propriedade foram concluídos com sucesso. 

“Através desse projeto conseguimos estabelecer parâmetros produtivos e evolução na produção. Isso mostra que se o pequeno e o médio produtor tiverem um acompanhamento técnico e de gestão, é possível transpor os desafios e continuar produzindo com rentabilidade; e esse benefício é replicável a todos os produtores de leite”, finaliza.

As ações da equipe técnica e a evolução dos resultados da propriedade serão apresentados em uma série de oito capítulos, exibidos semanalmente. Para acompanhar, acesse https://conteudo.premix.com.br/gestao-de-peso-premix