Bovinos de Corte

Circuito Nelore de Qualidade em Diamantino (MT) bate recorde com avaliação de 5.908 bovinos

Etapa do Mato Grosso registra crescimento de 76% em relação a 2024 e destaca melhores lotes de machos e fêmeas na produção de carne de qualidade


Publicado em: 14/11/2025 às 08:30hs

Circuito Nelore de Qualidade em Diamantino (MT) bate recorde com avaliação de 5.908 bovinos
Recorde histórico na etapa de Diamantino

O Circuito Nelore de Qualidade registrou um novo recorde em Diamantino (MT), com 5.908 animais avaliados na etapa realizada em outubro, um aumento de 76% em relação a 2024, quando 3.354 bovinos passaram pelo processo de avaliação.

O evento aconteceu na unidade do Friboi e contou com a organização da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), com apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e do próprio frigorífico.

“Esse recorde reflete o comprometimento da pecuária mato-grossense com a produção de carne de qualidade e reforça o papel do Circuito para orientar decisões e valorizar quem produz com excelência”, destaca Victor Paulo Silva Miranda, presidente da ACNB.

Perfil dos animais avaliados

Na 24ª etapa nacional do Circuito, foram avaliadas 4.796 carcaças de machos não castrados e 1.112 de fêmeas. Do total, 1.476 animais foram terminados a pasto e 4.432 vieram do confinamento. Participaram 26 pecuaristas de 20 municípios do estado.

Entre os machos, 96% possuíam até quatro dentes incisivos permanentes, indicando idade inferior a três anos, com peso médio de 21,8 arrobas e 69% com cobertura de gordura mediana.

Nas fêmeas, 96% tinham até quatro dentes incisivos permanentes, peso médio de 16,5 arrobas e 93% com cobertura de gordura mediana.

Premiação dos melhores lotes de machos

A medalha de ouro para o melhor lote de machos foi para a Agropecuária Passo do Lobo (Nova Mutum/MT).

A prata ficou com Sérgio Martins Villela, da Fazenda Jacamim (Nova Mutum/MT), e o bronze foi conquistado pela SLC Agrícola, Fazenda Planorte I (Sapezal/MT).

Premiação dos melhores lotes de fêmeas

Entre as fêmeas, a medalha de ouro foi entregue a Carlos Ricardo Camargo Garcia, da Fazenda São Carlos da Vargem Comprida (Santa Rita do Trivelato/MT).

O prata ficou com Marlon Fedrizzi, da Fazenda Barra do Matrincha 01 (Brasnorte/MT), e o bronze foi para Mônica Fenner Ramos, da Fazenda Fim da Picada (Nova Mutum/MT).

“Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo, com integração entre gerência, agricultura e pecuária, e engajamento de toda a equipe e fornecedores”, afirma Carlos Ricardo Camargo Garcia.

Circuito Nelore de Qualidade

Criado pela ACNB, o Circuito Nelore de Qualidade promove a genética Nelore e a evolução da produção de carne de qualidade. A iniciativa avalia os resultados dos produtores, considerando diferentes sistemas de produção e realidade local.

Desde 1999, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

Na Bolívia, é organizado em parceria com a Asocebu e o frigorífico Fridosa, e no Paraguai, pela Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods.

O Circuito é considerado o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo, consolidando-se como referência em qualidade e inovação na pecuária Nelore.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --