Publicado em: 30/10/2025 às 11:55hs
Nos dias 30 e 31 de outubro, a Friboi de Itapetinga (BA) será palco da 27ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025, com a previsão de avaliação de cerca de 980 animais. A iniciativa é organizada em parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação Baiana dos Criadores de Nelore (ABCN), a Matsuda Sementes e Nutrição Animal e o frigorífico local.
Segundo André Locateli, gerente executivo da ACNB, “Itapetinga é referência na pecuária baiana e os produtores da região vão apresentar animais de alta qualidade, resultado de muito trabalho e dedicação ao melhoramento genético da raça”.
De acordo com o IBGE, o estado da Bahia possui um rebanho bovino com mais de 13 milhões de cabeças, sendo o município de Itapetinga responsável por aproximadamente 132 mil animais, reforçando sua importância estratégica na produção pecuária regional.
Os pecuaristas que desejam participar da etapa em Itapetinga podem se inscrever diretamente pelo frigorífico, pelos telefones:
O campeonato segue em diversas cidades brasileiras e na América do Sul, conforme o calendário:
Realizado desde 1999, o Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. A iniciativa fortalece a genética Nelore, promovendo a evolução da raça e sua posição como produtora de carne de alta qualidade.
O evento avalia os resultados obtidos pelos produtores em diferentes realidades e sistemas de produção. No Brasil, conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a organização é feita em parceria com a Asocebu e o frigorífico Fridosa. No Paraguai, o apoio é da Minerva Foods e da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias